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16/03/2022 - Gestão de Tráfego

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A importância da gestão de tráfego pago

 

 

A expansão dos meios digitais, chegada de novas tecnologias e o aumento constante no número de usuários da internet faz com que as empresas tenham que se atualizar cada vez mais rápido e acompanhar essas mudanças.

Para aumentar a visibilidade do seu negócio, gerar leads e agregar mais funcionalidades e resultados às estratégias de marketing, uma nova área tem se destacado: a de gestão de tráfego.

Hoje vamos lhe explicar o que é, como funciona e qual a importância dessa gestão. O tráfego pago é um dos ramos mais eficazes na aquisição de leads e conversão de vendas na internet.

 

O que é gestão de tráfego pago?

 

A gestão do tráfego pago é a administração de um conjunto de ferramentas, alinhadas com as estratégias de marketing online, com o objetivo de gerar mais acessos às mídias ou site da empresa, trazendo mais visibilidade aos seus produtos e serviços, aumentando a taxa de conversão e tornando a marca mais vista pelo seu público.

Em suma, tráfego pago é todo o acesso realizado por meio de algum anúncio digital. Um exemplo é quando uma empresa paga um anúncio ou post sobre seu produto para obter mais cliques e mais visibilidade. Explicaremos a seguir a diferença entre o tráfego pago e o tráfego orgânico.

As ferramentas mais conhecidas no tráfego pago são Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads (apesar de existirem várias outras como Taboola, Outbrain etc.). Praticamente todas as plataformas permitem o impulsionamento de conteúdo, fazendo com que eles tenham mais visibilidade, alcance e mais cliques.

 

Qual a importância do tráfego pago?

 

Os profissionais que trabalham fazendo a gestão de tráfego pago analisam várias métricas e dados sobre o acesso, engajamento e conversão das mídias da empresa, alocando os recursos da forma mais eficiente.

Qual o formato e plataforma ideal para uma postagem, quais ferramentas e mídias são mais utilizadas pelo seu público-alvo, e quais as maneiras mais eficazes de interação com seu público são algumas das perguntas que o gestor de tráfego poderá responder.

As vantagens do tráfego pago são: a prospecção de novos clientes é maior, a fidelização de clientes antigos é melhorada, torna seu negócio mais visível no ambiente digital, sua empresa mais competitiva – visto que concorrentes já estão se posicionando com as ferramentas do tráfego pago – e impulsiona a exposição na internet da marca, produto ou serviço de forma acelerada.

Segundo dados da EBC cerca de 70% da população tem acesso à internet. Adventos como smartphones, internet móvel de alta velocidade proporcionam um acesso mais fácil e rápido à internet.

Mais pessoas com acesso à internet refletem em uma demanda cada vez maior por produtos e serviços. A rede é o maior campo de propaganda e captação atualmente, local ideal para atrair consumidores.

 

Tráfego pago x Tráfego orgânico

 

Existem dois tipos de acessos. O tráfego pago, como o nome já diz é aquele cujos anúncios são pagos diretamente, como Google, Facebook ou Instagram Ads. Aqui sua exposição no mundo virtual é acelerada e seu conteúdo entregue na frente de muitos outros ao seu público-alvo.

No tráfego orgânico não há esse impulsionamento. Ele é “gratuito”, as postagens aparecem de forma mais “natural”, ou seja, os conteúdos aparecem apenas para uma porcentagem pequena de seus próprios seguidores nas mídias sociais. Para o caso de sites e blogs, estratégias como uma boa indexação nas ferramentas de busca, SEO ajudam a fazer com que os conteúdos sejam acessados. Mas neste caso o crescimento é muito mais lento.

Porém, vale lembrar que, o uso em conjunto do tráfego pago e orgânico trazem mais eficiência para o longo prazo, pois os dois tipos de tráfego se complementam.

 

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