Ribeirão Preto/SP . (16)3289.7166, (16)3289.7165

Vitória/ES . (27)3376.6897

blog

Filtre o conteúdo que deseja ler.

16/11/2022 - Marketing Digital

« Voltar à listagem

Quais são os conceitos chaves do Marketing Digital?

 

 

A verdade é que o mundo de hoje está cada vez mais conectado. Por conta disso, as empresas que desejam manter uma boa posição no mercado precisam investir em iniciativas de marketing digital. É uma estratégia que permite que uma organização alcance rapidamente seus objetivos, como aumentar o número de clientes e vendas.

No entanto, para garantir a correta aplicação do marketing digital em seu negócio, é fundamental entender seus principais conceitos.

Abaixo, focamos nos principais. Acompanhe!

 

Marketing de conteúdo

 

O marketing de conteúdo é um conceito/estratégia que as empresas usam para atrair mais clientes em potencial. Isso é feito por meio da criação e entrega de conteúdo rico e relevante que envolva os leitores, mantendo-os interessados nos produtos e/ou serviços oferecidos.

Ou seja, é uma estratégia que ajuda a agregar valor à empresa e seus produtos/serviços.

 

Público-alvo

 

Trata-se da persona de uma empresa. Dito em outras palavras, o público-alvo é o público para quem se destina ações de marketing digital.

Pode-se dizer, inclusive, que para uma estratégia de marketing digital atingir os resultados desejados, é fundamental que ela seja criada tendo como base o público. Se isso não for levado em consideração, dificilmente a empresa colherá os resultados que tanto almeja.

Toda estratégia de marketing digital deve ser criada e colocada em execução tendo como alvo um público.

 

Automação de marketing

 

Quando se trata de automação, as pessoas assumem rapidamente que o termo se refere à substituição de humanos por máquinas. Calma aí. Não é bem assim no marketing digital.

No contexto do marketing digital, automação de marketing é o uso de software para ajudar as equipes de marketing a automatizar suas estratégias de comunicação de maneira mais eficiente e ágil.

Por exemplo, uma equipe de marketing pode automatizar a publicação de conteúdo nas redes sociais de acordo com o calendário de postagem estabelecido. Isso, além de evitar que o gestor de marketing esqueça de fazer a publicação, otimiza a realização dessa operação, permitindo que a equipe foque em outras atividades.

 

E-mail marketing

 

O e-mail marketing é um conceito/estratégia do marketing digital que tem como principal foco estreitar o relacionamento de uma empresa com seus potenciais clientes. A finalidade é fazer com que estes se tornem clientes de fato, comprando os produtos e/ou serviços oferecidos pela organização.

A depender da estratégia, o e-mail marketing também pode ajudar a aumentar o tráfego orgânico de um site. Por exemplo, enviar e-mails marketing com links que podem ser acessados pelos potenciais clientes e levá-los para o site da empresa, blog, redes sociais, etc.

 

SEO

 

Sem dúvida alguma, o SEO, ou Search Engine Optimization, é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital.

Trata-se de um conceito/estratégia que reúne um conjunto de técnicas e ações que podem ajudar um site (e suas páginas) e conteúdos a serem facilmente ranqueados pelo mecanismo de pesquisa do Google. Com isso, a empresa tem sua posição fortalecida no âmbito digital.


Gostou de entender esses conceitos de marketing digital?

Saiba que em nosso blog sempre publicamos conteúdos que podem enriquecer seus conhecimentos sobre o mundo do marketing digital. Não deixe de conferir!


LEIA MAIS

3 dicas de livros sobre Marketing Digital

Tendências de marketing digital para 2023

Estratégias incríveis de marketing digital