Quais são os conceitos chaves do Marketing Digital?
A verdade é que o mundo de hoje está cada vez mais conectado. Por conta disso, as empresas que desejam manter uma boa posição no mercado precisam investir em iniciativas de marketing digital. É uma estratégia que permite que uma organização alcance rapidamente seus objetivos, como aumentar o número de clientes e vendas.
No entanto, para garantir a correta aplicação do marketing digital em seu negócio, é fundamental entender seus principais conceitos.
Abaixo, focamos nos principais. Acompanhe!
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um conceito/estratégia que as empresas usam para atrair mais clientes em potencial. Isso é feito por meio da criação e entrega de conteúdo rico e relevante que envolva os leitores, mantendo-os interessados nos produtos e/ou serviços oferecidos.
Ou seja, é uma estratégia que ajuda a agregar valor à empresa e seus produtos/serviços.
Público-alvo
Trata-se da persona de uma empresa. Dito em outras palavras, o público-alvo é o público para quem se destina ações de marketing digital.
Pode-se dizer, inclusive, que para uma estratégia de marketing digital atingir os resultados desejados, é fundamental que ela seja criada tendo como base o público. Se isso não for levado em consideração, dificilmente a empresa colherá os resultados que tanto almeja.
Toda estratégia de marketing digital deve ser criada e colocada em execução tendo como alvo um público.
Automação de marketing
Quando se trata de automação, as pessoas assumem rapidamente que o termo se refere à substituição de humanos por máquinas. Calma aí. Não é bem assim no marketing digital.
No contexto do marketing digital, automação de marketing é o uso de software para ajudar as equipes de marketing a automatizar suas estratégias de comunicação de maneira mais eficiente e ágil.
Por exemplo, uma equipe de marketing pode automatizar a publicação de conteúdo nas redes sociais de acordo com o calendário de postagem estabelecido. Isso, além de evitar que o gestor de marketing esqueça de fazer a publicação, otimiza a realização dessa operação, permitindo que a equipe foque em outras atividades.
E-mail marketing
O e-mail marketing é um conceito/estratégia do marketing digital que tem como principal foco estreitar o relacionamento de uma empresa com seus potenciais clientes. A finalidade é fazer com que estes se tornem clientes de fato, comprando os produtos e/ou serviços oferecidos pela organização.
A depender da estratégia, o e-mail marketing também pode ajudar a aumentar o tráfego orgânico de um site. Por exemplo, enviar e-mails marketing com links que podem ser acessados pelos potenciais clientes e levá-los para o site da empresa, blog, redes sociais, etc.
SEO
Sem dúvida alguma, o SEO, ou Search Engine Optimization, é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital.
Trata-se de um conceito/estratégia que reúne um conjunto de técnicas e ações que podem ajudar um site (e suas páginas) e conteúdos a serem facilmente ranqueados pelo mecanismo de pesquisa do Google. Com isso, a empresa tem sua posição fortalecida no âmbito digital.
Gostou de entender esses conceitos de marketing digital?
Saiba que em nosso blog sempre publicamos conteúdos que podem enriquecer seus conhecimentos sobre o mundo do marketing digital. Não deixe de conferir!
LEIA MAIS
3 dicas de livros sobre Marketing Digital