Inbound e Outbound: qual a diferença?
As suas campanhas podem ter abordagens diferentes, a depender da sua intenção. O cliente pode ir até você ou você pode ir até ele. Isso mesmo! Inbound e Outbound são duas alternativas dentro do marketing que podem seguir caminhos diferentes.
Afinal, nem sempre a sua empresa possui os mesmos objetivos quando contrata uma campanha completa. Ainda que a ideia seja atrair mais vendas, você pode abrir os olhos para mais de um tipo de estratégia. Daí, melhor do que saber a diferença, é compreender como cada abordagem funciona.
Inbound e Outbound: qual a diferença?
Inbound Marketing
O potencial cliente não chega a uma página de blog, por exemplo, de maneira acidental. Existe uma gama de estratégias na construção do site que permite esse direcionamento por parte dos mecanismos de busca. Chamamos esse processo de SEO, onde o conteúdo é produzido para atrair mais clientes.
Essas e outras ações estão dentro do Inbound Marketing, que é criado com foco na atração do usuário. Criando, assim, caminhos para que ele chegue até o seu conteúdo. Para isso, o trabalho gira em torno de entender em que etapa o cliente está no processo de compra.
Afinal, no começo surge a descoberta, situação em que o potencial cliente conhece sua empresa ou produto, identificando suas necessidades, aprendendo, enfim. Todo um processo em direção a decidir sobre a compra e de fato comprar.
Outbound Marketing
Também temos outras formas de aumentar os resultados da sua empresa. A segunda que vamos apresentar hoje é o Outbound Marketing. Desta vez temos uma abordagem mais ativa na busca por mais usuários. É um marketing mais ativo, que vai interromper a rotina do usuário.
O cliente não vai caminhar sozinho naquele processo de compra que citamos antes, você vai ativamente abordar esse usuário. Na prática, encontramos o trabalho de outbound em anúncios, links patrocinados, comerciais em plataformas de rede sociais, banners em sites, entre outros.
Você produz conteúdo chamativo e investe na apresentação dele para um determinado público. É possível especificar esse grupo de pessoas para o qual o anúncio vai aparecer. A idade, a localização, além disso, pessoas que já viram anúncios seus recebendo, enfim, novos conteúdos.
Como escolher a melhor abordagem?
Você pode ficar em dúvida sobre qual estratégia deve prevalecer nas suas campanhas, mas não precisa se preocupar. Sabemos que ambas podem trazer resultado interessantes para sua empresa. Pode até realizar a produção de conteúdos com os dois objetivos.
Assim fica pronto para os usuários que chegam até sua empresa de forma natural, da mesma forma que consegue atrair novos consumidores. É possível manter ambos ao mesmo tempo, Inbound e Outbound, ou ainda, traçar campanhas diferentes com as duas perspectivas.
Você pode criar campanhas de acordo com a situação atual da empresa, suprindo uma demanda após análise. São muitas as ações que podem te ajudar a construir sua imagem e ter mais vendas. Uma avaliação de profissionais do marketing vai ajudar nisso.
Nós da Atual Interativa conseguimos entender a situação atual e criar um plano específico para sua empresa, visando o seu quadro hoje e os seus objetivos futuros.
Navegue pelo nosso site para saber mais sobre o nosso trabalho e entre em contato com nossos especialistas para uma proposta!
LEIA MAIS
5 vantagens do Inbound Marketing
Funil de Inbound Marketing: 6 dicas para nutrir leads de cada etapa