E-mail Marketing: saiba como criar um fluxo de automação
O e-mail é um grande canal de conversão de vendas online. Sendo assim, estratégias para criar um fluxo de automação para e-mail marketing é muito importante para o fechamento de vendas e fidelização de clientes.
Esse procedimento nada mais é do que um processo onde são criadas campanhas de e-mails em sequência, automatizados, que serão encaminhados aos clientes de uma empresa quando estes realizam algumas ações específicas no site da mesma.
É muito difícil manter um atendimento pessoal 24 horas por dia. Sendo assim, a comunicação com o cliente precisa utilizar ferramentas automatizadas para que esse contato não se perca. E um sistema de automação de e-mail marketing é o ideal para otimizar o relacionamento com os clientes.
Nesse post você verá como criar um fluxo de automação para e-mail marketing passo a passo. Leia e compartilhe!
Fluxo de automação de e-mail marketing
Geralmente, os e-mails automatizados costumam produzir mais conversões do que aqueles esporádicos, também chamados de broadcast. Isso porque existe toda uma frequência e uma estratégia específica por trás do fluxo.
Sendo assim, vamos ver agora como fazer um fluxo de automação usando dois exemplos de e-mail marketing.
1. Boas-vindas ao cliente
Este e-mail automatizado entra em ação quando um usuário faz o registro em um site, independentemente se for para efetuar uma compra, ou para acessar conteúdos restritos. Ele precisa saudar o novo cliente e mostrar que está muito feliz com o interesse do mesmo.
Além disso, o e-mail de boas-vindas precisa:
- Dizer ao cliente qual é o passo seguinte no processo de vendas, se for o caso;
- Mostrar um conteúdo relevante, que possa interessar o cliente;
- Encaminhar o cliente novamente para o site, para que ele conheça mais a empresa;
- Levar o cliente até as mídias sociais da empresa para criar um relacionamento mais próximo;
- Avisar que ele poderá receber algumas perguntas sobre suas necessidades e expectativas, para que a empresa aprenda mais sobre seus hábitos.
Como este é um e-mail marketing básico e fundamental, existem inúmeras possibilidades em sua utilização.
Assim, quando for imaginar o seu conteúdo, tenha em mente o que a empresa gostaria que os clientes fizessem após se cadastrar voluntariamente.
2. Criando engajamento
Esse tipo de e-mail marketing automatizado cria um fluxo para reativar o relacionamento da empresa com seus clientes que estiverem inativos por qualquer motivo durante algum tempo. Ele será uma mensagem de encaminhamento, enviada a usuários que:
- Criaram uma conta ou registraram seu e-mail no site da empresa anteriormente;
- Já fizeram compras, mas não retornaram mais ao e-commerce da empresa;
- Inscreveram-se para uma avaliação gratuita de algum produto da empresa, mas não deram algum retorno.
Nestes casos, é possível encaminhar um e-mail marketing de reativação.
Através da automação, a empresa pode alertar para uma venda especial, oferecer uma oferta ou cupom exclusivo de desconto e informar mais sobre a empresa e suas novidades mais recentes.
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