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08/12/2020- Email Marketing

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O uso do e-mail marketing no processo de pós-venda nas empresas

Quem trabalha com marketing digital, sabe a importância do e-mail marketing na hora de captar um cliente e conseguir efetuar a venda.

Quanto mais acirrada for a sua concorrência, mais você precisará se esforçar para chamar a atenção do público para o seu produto e/ou serviço. Além disso, é necessário manter o seu cliente interessado, mesmo após a venda, pois a ideia é fidelizar a maior quantidade possível deles.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como o e-mail marketing continua sendo essencial mesmo no pós-venda. Veja:


O QUE É O E-MAIL MARKETING?

Primeiramente, é preciso entender o que é o e-mail marketing e como ele funciona. Basicamente, trata-se de uma mensagem de correio eletrônico, que é realizada diretamente com o lead. A ideia é convertê-lo em um possível cliente e também fidelizar os que já são.

O e-mail marketing também é importante nas estratégias de inbound marketing, pois é possível fazer o envio de uma mensagem, falando a respeito de um novo conteúdo publicado, por exemplo.


A IMPORTÂNCIA NO E-MAIL MARKETING NO PÓS-VENDA

O relacionamento, de uma empresa com o cliente, é essencial para torná-lo um seguidor de sua marca. O produto é de suma importância, mas a relação criada entre ambos pode trazer muitos benefícios a médio e longo prazo. Veja abaixo quais são os benefícios de uma pós- venda através do e-mail marketing:


FIDELIZAÇÃO

Como já citamos, com a estratégia correta é possível conseguir fidelizar seus clientes. A ideia é enviar um e-mail marketing com a intenção de saber a experiência dele com o produto. Caso seja negativa, faça o envio de um desconto para uma próxima compra, por exemplo.

Se a resposta for positiva, solicite que o cliente dê sugestões e mostre que a opinião dele é muito importante.


AJUDA NA MELHORIA DOS PRODUTOS OU SERVIÇOS

Com a resposta do cliente ao seu e-mail, é possível buscar melhorias nos quesitos em que há reclamações. O envio de um e-mail marketing na pós-venda é uma forma de obter um feedback a respeito do seu produto ou serviço. Entenda como uma espécie de pesquisa de qualidade, mas que é mais econômica.


LEMBRAR DA MARCA

Outro ponto positivo é que o seu cliente vai se lembrar da sua marca e da experiência assim que receber o e-mail. Com isso, as chances de que ele indique seu produto são grandes. Mas para conseguir isso, o ideal é que você ofereça um desconto na próxima compra ou até mesmo um código, que ao ser repassado para outra pessoa, gera um “brinde” para seu cliente.


DICAS PARA UM BOM E-MAIL DE PÓS-VENDA

A maioria das empresas não se preocupa em enviar um e-mail de pós-venda e, por isso, as que fazem esse tipo de contato acabam sendo diferenciadas.

Para fazer isso da melhor forma possível, é importante que buscar entender como foi a experiência de seu cliente.

Procure enviar um e-mail em que o usuário poderá efetuar uma avaliação do seu produto. Além disso, questione o que ele achou a respeito do atendimento e se compraria novamente de sua empresa.

Utilize termos que mostrem uma preocupação com a opinião de seu cliente e veja como ele sairá mais satisfeito ao fim da jornada de compra.

Gostou deste artigo? Para saber mais sobre como essa estratégia pode ser utilizada no seu negócio, entre em contato agora com nossos especialistas e tire suas dúvidas!