Custo por Lead: 4 dicas de como calcular
Quem trabalha com marketing digital ou investe nessa estratégia para alcançar com maior rapidez os objetivos da empresa, já deve ter se perguntado: “Afinal, qual ou quanto será o custo de um lead?”.
Tendo em vista que essa é uma dúvida de muitos gestores de marketing digital, preparamos este conteúdo. Aqui, fornecemos quatro dicas que você pode adotar para alcançar esse cálculo.
Veja!
A importância de saber o custo por lead em sua empresa
Conhecer o custo por lead em sua empresa é essencial porque permite a ela saber quanto ela está investindo em marketing digital e se está obtendo o retorno esperado.
Afinal, de nada adianta investir valores elevados em marketing digital se sua empresa não está conseguindo captar leads para realizar a compra de produtos e/ou serviços fornecidos por ela.
Quatro dicas para calcular o custo por lead corretamente
1. Faça um levantamento dos gastos com marketing digital em determinado período
A primeira coisa que você precisa fazer para saber o custo de um lead é realizar um levantamento a respeito dos gastos com marketing digital. Isso deve ser feito considerando um período determinado. Por exemplo, investimento em marketing digital feito durante o ano de 2021.
Tendo ciência dos gastos com marketing digital, fica mais fácil saber quanto custa um lead para sua empresa.
2. Saiba quantos leads sua empresa conquistou em período determinado
Assim como é importante fazer um levantamento a respeito dos gastos com marketing, é igualmente relevante saber quantos leads sua empresa conquistou durante o mesmo período.
Por exemplo, em 2020, foram captados 1000 leads. Já no primeiro trimestre de 2021, 580. Ao fazer esse levantamento, é possível não apenas saber o valor de cada lead, como também ficar por dentro do crescimento do número de leads. Pode-se também realizar comparações entre períodos.
3. Divida o investimento em marketing pela quantidade de leads conquistada
Em seguida, você deve dividir o valor do investimento feito em marketing digital pelo número de leads conquistado durante o mesmo período.
Por exemplo, suponhamos que, em 2021, sua empresa investiu 20 mil em marketing digital e conquistou 5 mil leads. Nesse caso, basta dividir 20.000/5.000 para encontrar o custo de cada lead. O custo de cada lead está saindo a R$ 4,00.
Como já destacamos, é importante definir um período para realizar esse cálculo.
4. Acompanhe o custo por lead
Por fim, acompanhe o custo por lead. Isso é importante porque permite à sua empresa saber o custo por lead e, com base nisso, tomar decisões mais rápidas e estratégicas.
Além disso, é importante dizer que o custo por lead varia. Afinal, sua empresa pode investir um valor X e não obter a quantidade de leads desejada durante o período Y. Por isso, é essencial sempre ficar acompanhando o custo por lead.
Mesmo após a leitura deste conteúdo, ficou com alguma dúvida? Em caso de resposta afirmativa, não deixe de entrar em contato conosco. Será um prazer te ajudar a entender um assunto que gostamos e dominamos, que é o marketing digital!
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