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18/01/2022 - Inbound Marketing

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Conteúdo para Blog: o que você precisa evitar?

 

 

Um blog é uma ferramenta importante em uma estratégia de marketing digital. Se bem feito, pode render um excelente retorno em número de leitores e clientes. Porém, quando é mal realizado, costuma gerar uma repercussão negativa.

Muitos empresários criam blogs e começam a produzir conteúdo sobre seu negócio e ramo de atividade. No entanto, é preciso refletir se a ação está sendo bem realizada e se não há mais erros do que acertos na execução do projeto.

Este artigo reúne os principais equívocos capazes de prejudicar o sucesso de um blog e, principalmente, traz dicas sobre como corrigir a rota. Boa leitura.

 

Falhas no conteúdo

 

O material do blog deve ser de fato significativo para que o leitor se mantenha bem informado e possa repassar informações verdadeiras ao seu círculo social.

Não divulgue notícias sobre as quais não tenha certeza da veracidade. Propagandas diretas, sem viés informativo, devem ser evitadas. O ideal é publicar matérias relevantes para que seja visto como especialista no assunto.

Textos meramente publicitários têm a capacidade de danificar a credibilidade de um blog e, consequentemente, da empresa ao qual a página está relacionada.

 

Poluição visual

 

É importante elaborar um layout harmonioso e discreto para o blog. Tonalidades berrantes, exagero de fontes e componentes desalinhados cansam de maneira muito acelerada a visão do leitor, com isso, ele vai desistir logo da leitura.

Outro aspecto que precisa ser considerado é a formatação das imagens e textos. Eles devem seguir um padrão estético que sugira profissionalismo e empenho.

Recomenda-se que seja utilizado o mesmo padrão de cores e tipo de letra em todo o conteúdo para manter uma harmonia. Uma tipografia diferenciada só deve ser utilizada no momento de dar destaque aos títulos ou assinatura de posts.

 

Não publicar com frequência

 

Alguém se interessa em acompanhar um blog que tem intervalos muito extensos entre uma postagem e outra? Claro que não e, aliás, é possível que o público, com o tempo, nem sequer se lembre da existência desta página desatualizada.

É preciso que um blog tenha uma periodicidade com um período curto entre duas publicações. É recomendável a veiculação de, no mínimo, um post por semana.

Essa medida evita que os leitores percam o interesse e abandonem o blog por que não encontram informações novas. Além disso, sites defasados têm menos chances de figurar entre as principais colocações nos resultados de busca.

 

Não conhecer o público

 

Não saber para quem está escrevendo é um problema, pois dificulta na produção de um conteúdo assertivo que agrade e desperte o interesse em te conhecer. Se não conhece seu público-alvo vai acabar publicando qualquer coisa na página.

A recomendação é a criação de uma “persona”, um perfil semifictício com as características que seu blog deseja atrair e se relacionar. Nele devem estar descritos dados essenciais como idade, renda, escolaridade, profissão, cargo na empresa, localidade, filiação, atividades de lazer, objetivos e quais sites acessa.

Para definir a persona é necessário realizar uma pesquisa com os consumidores atuais. Crie um questionário que consiga englobar os principais aspectos da vida de seu cliente. Quanto mais conhecê-lo, maior vai ser sua capacidade de produzir um blog com conteúdo relevante e que o faça voltar várias vezes.

 

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