blog

Filtre o conteúdo que deseja ler.

23/02/2021- E-commerce

« Voltar à listagem

E-commerce: Entenda porque o setor de vendas online foi o que mais cresceu em 2020

 

 

O e-commerce brasileiro não para de crescer. Somente para que se tenha noção, nos últimos cinco anos (2016, 2017, 2018, 2019 e 2020), esse mercado obteve um crescimento significativo. Em 2016, cresceu 11%. Em 2017 e 2018, 12%, sempre na comparação com o ano anterior. Em 2019 não foi diferente, cresceu 22,7%.

Mas foi no último ano, 2020, que esse mercado mostrou toda sua força, obtendo um faturamento expressivo na comparação com o ano anterior, 2019. Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura.


CRESCIMENTO DO E-COMMERCE EM 2020

2020 foi um bom ano para quem atua no mercado online. De acordo com dados da Ebit, somente no primeiro semestre de 2020, o mercado online obteve um crescimento de 47% com relação ao mesmo período do ano anterior, 2019, obtendo um faturamento de 38,8 bilhões.

Vale dizer que esse resultado é maior duas vezes que o resultado obtido pelo mercado online no primeiro semestre de 2015, o que significa dizer que o e-commerce vem crescendo de maneira expressiva nos últimos anos. No primeiro semestre de 2015, o mercado online faturou 18,6 bilhões de reais.

Diante desse crescimento contínuo e acelerado, podemos dizer que o mercado online se apresenta como uma excelente alternativa para a empresa que deseja não apenas aumentar seu faturamento, mas expandir seus negócios, alcançando mais clientes.


ENTENDA POR QUE O SETOR DE VENDAS ONLINE FOI O QUE MAIS CRESCEU EM 2020

Embora o mercado online venha crescendo de maneira expressiva nos últimos anos, como visualizamos, não podemos deixar de destacar que alguns fatores contribuíram para que ele obtivesse melhores resultados em 2020.

Júlia Avilar, líder da Ebit, por exemplo, destacou em matéria produzida pelo portal Meio & Mensagem, que “a tendência de crescimento já vem ocorrendo nos últimos anos, porém, por conta da pandemia, tivemos um aumento de intensidade”.

A pandemia da Covid-19 mudou de maneira significativa o cotidiano das empresas e dos consumidores. Impôs medidas que colaboraram para o aumento das compras online, como:


ISOLAMENTO SOCIAL

Muitas pessoas ficaram isoladas em suas casas, sem terem como ir ao mercado ou a qualquer outro ambiente comercial para realizar compras. Com isso, muitas delas recorreram ao mercado de produtos e serviços online para terem as suas necessidades atendidas.

Não é à toa, por exemplo, que um dos ramos de produtos mais vendidos no mercado online foi o de alimentos, segundo a Ecommerce Brasil.


FECHAMENTO TEMPORÁRIO DE EMPRESAS FÍSICAS

Muitas empresas de determinados segmentos do mercado foram temporariamente fechadas por conta da pandemia. Como exemplo, podemos citar as empresas de moda e de comidas prontas. Diante disso, muitos consumidores recorreram as diversas opções de empresas para comprar comidas, roupas e outros produtos. O cenário de pandemia fez o mercado online atingir seu potencial.

Como se pode visualizar, o mercado online foi um dos que mais cresceu em 2020 e parte disso é devido à pandemia, que impulsionou, de certo modo, às compras online.

Saiba porque seu ecommerce também precisa ser responsivo.


Você gostaria de ler mais conteúdos como este? Então, não deixe de acompanhar as demais publicações do nosso blog. Em nosso site você também encontra os nossos projetos de sucesso e pode falar com nossos especialistas diretamente pelo whatsapp