Tráfego Pago X Tráfego Orgânico: saiba como usar as duas estratégias
Em razão do crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, podemos perceber o quanto mudou o comportamento dos consumidores. Por meio de aparelhos cada vez mais modernos e práticos, comprar produtos e serviços pela internet nunca se tornou tão fácil.
Percebendo essa preferência de consumo, as empresas estão buscando formas de digitalizar e garantir uma presença no meio digital, a fim de conquistar novos públicos.
Entretanto, o mercado digital também encontra-se relativamente saturado e, dessa forma, é necessário prover meios e estratégias eficientes para sair na frente da concorrência. Nesse quesito, podemos lembrar do tráfego orgânico e o tráfego pago, pois, mesmo que sejam estratégias diferentes, ambas se complementam.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Afinal, o que é tráfego orgânico?
Qualquer tipo de visita que um usuário fizer — seja no seu site, blog, página ou canal no Youtube, por exemplo — é contado como tráfego. Logo, entendemos que o tráfego orgânico nada mais é do que as visitas que a sua marca conquistou de maneira orgânica/espontânea, sem utilizar ferramentas e estratégias de anúncios. Em geral, esse tipo de tráfego costuma vir de mecanismos de busca, como o famoso Google.
E o tráfego pago?
Diferentemente do tráfego orgânico, o tráfego pago exige que seja colocado dinheiro em plataformas de anúncio — como o Google ads ou Facebook ads — para que seja levada uma mensagem até o usuário. Ou seja, uma marca, negócio ou empresa cria anúncios e “persegue” as pessoas nas mídias digitais. Assim, quando uma pessoa pesquisar diretamente no Google sobre um produto ou serviço relacionado ao que a sua empresa oferece, você, através do tráfego pago, já mostra o seu trabalho para essas pessoas, a fim de que possam comprá-las.
Quando usar essas duas estratégias?
Caso o principal objetivo da sua empresa seja adquirir autoridade de marca na internet, bem como um ranqueamento eficiente e mais popularidade, o tráfego orgânico, sem dúvidas, é a opção adequada - embora ela funcione apenas no médio e longo prazo. Isso porque o marketing de conteúdo — que está integrado a essa estratégia — faz a sua empresa criar um site, blog, canal, etc., contendo vários posts com dezenas de temas.
Esses posts também são estrategicamente criados, pois são baseados nas dores e necessidades da persona do seu negócio. Dessa forma, em longo prazo, sua marca tende a conquistar posições na internet sem a necessidade de investir dinheiro. Assim, as conversões serão no piloto automático.
Agora, se o seu negócio deseja resultados (conversões e vendas) de uma forma ainda mais rápida, o tráfego pago é a melhor escolha. Isso porque você pode anunciar para usuários em diversos momentos da compra, de acordo com o funil de vendas. Por meio de uma segmentação taxativa e bem elaborada, você envia seus anúncios para pessoas que possuem todo o potencial para comprar e se relacionar com a sua marca.
E aí, conseguiu entender cada tipo de tráfego e quando usar cada uma delas? Sem dúvida, a internet é uma excelente forma de aumentar a receita de um negócio, ou gerar excelentes vendas para um profissional independente. Basta entender como funciona de fato esses dois tipos de tráfegos e aplicá-los de acordo com a sua necessidade. Ou então, aplicar os dois, para obter resultados ainda melhores e de forma mais estruturada.
Agora que você já sabe a diferença entre cada um deles e quando usá-los, que tal conhecer os nossos serviços? Converse agora mesmo com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa a se desenvolver ainda mais no mercado digital!