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08/10/2021 - Copywriting

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Storytelling: o que é e como vender mais com essa técnica

 

 

Você pode dominar ou não a arte de contar uma boa história, mas, com certeza, gosta de ouvi-la. Storytelling ou simplesmente contar história é um hábito tão antigo que surgiu ainda antes da escrita.

A arte de contar histórias era uma das maneiras que os povos antigos tinham para deixar viva a sua cultura porque histórias contém significado, moral, aprendizado, exemplos práticos e criam memórias visuais em seus ouvintes.

Se você lembrou de alguma história pode confirmar aquilo que acabou de ler aqui. Entretanto, será que qualquer história é envolvente? Será que existe um jeito certo para contar histórias?

Acompanhe neste artigo o que é storytelling e como você pode fazer para vender mais com essa técnica.

 

O que é storytelling?

Se for traduzir a palavra do inglês, storytelling é a junção de duas palavras cuja tradução é “story” (história) e “telling” (contando), logo, significa em livre tradução “contando história”. No entanto, mais do que isso, storytelling é uma técnica que usa palavras, imagens e elementos em um contexto. Tudo isso com o intuito de manter a atenção, envolver, cativar, motivar e incentivar a compreensão da audiência.

Para ser bom na arte do storytelling é necessário saber estruturar uma narrativa antes de contá-la. Ela precisa fazer sentido ter início, meio e fim, precisa de personagens, fatos, aventura, herói ou heroína.

 

Como o storytelling é aplicado em vendas?

Agora que você já sabe o que é storytelling, saiba também que ele pode ser utilizado para incentivar a venda de produtos e serviços ou agregar valor à marca. A ideia é gerar vendas através da conexão com os potenciais clientes tornando-os protagonistas da história contada.

Para um storytelling eficiente é necessário transcender as características dos produtos ou serviços vendidos. É necessário ir além, atingir os subníveis da audiência para criar um vínculo emocional com o público.

Gosta de comerciais televisivos? Tente se lembrar de um. Pegue como exemplo as campanhas publicitárias de Natal da Coca-Cola. A marca é usuária da técnica storytelling. Há tantos anos realizam campanhas de Natal que contam histórias de família, amor e amizade que criam memórias afetivas da marca com seus espectadores.

Sendo assim, quem vai ao supermercado e para em frente à prateleira de bebidas se depara com a lembrança afetiva da Coca-Cola pronta para a ceia de Natal. São os valores e os sentimentos que os consumidores estão levando para casa e não uma simples bebida.

 

Como ser campeão de vendas com storytelling?

Não importa se você vai contar uma história oralmente ou por produção de vídeos, é necessário trabalhar alguns dos principais elementos da técnica para obter êxito:

1- Cliente como herói: não é o produto o protagonista, mas sim um personagem que pode ser desempenhado pelo próprio cliente. Sendo assim o cliente precisa se enxergar na história.

2- História completa: uma história completa possui início, meio e fim. Não precisa ser muito elaborado, histórias simples, mas bem contadas costumam cativar o público com facilidade. No caso de uma storytelling de vendas a conclusão da história deve ter conexão do produto com a solução.

3- Senso de propósito e valores: o propósito e os valores são os principais itens de uma boa história. É a pergunta final, o que isso tem de relevante para mim? O que aprendi? Geralmente, diz respeito a amizade, confiança, esperança, enfim valores éticos e morais compartilhados socialmente.

Precisa de ajuda para alavancar suas vendas? Entre em contato conosco!