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06/10/2021 - E-commerce

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Guia prático sobre marketing para e-commerce

 

 

Investir em marketing para e-commerce é obrigatório para quem deseja ter presença de mercado e atingir um alcance cada vez maior de seu público-alvo. Entretanto, principalmente para os iniciantes, esse pode ser um assunto complicado.

Por isso, criamos um guia prático sobre marketing para e-commerce, que vai te ajudar a compreender melhor sobre as estratégias dessa ferramenta e, assim, transformar o seu negócio.

 

Por que o marketing é fundamental para o e-commerce?

 

Assim como para qualquer tipo de negócio, físico ou não, o marketing é fundamental para “mostrar a cara” da marca, apresentar as propostas de quem vende e destacar esse nome diante de um mercado cada vez mais competitivo e repleto de grandes e novas ideias.

O marketing, especificamente focado no e-commerce, é imprescindível porque é o que vai auxiliar no desenvolvimento desta loja, justamente porque viabiliza a chance real de oferecer produtos e serviços com alto alcance, garantindo a presença do nome diante dos concorrentes e destacando seus diferenciais.

O objetivo é estar presente na jornada de compra do consumidor, se apresentando como a solução que ele procura. E o marketing é peça fundamental para que isso aconteça.

 

Pilares básicos do marketing para e-commerce

 

Antes de conhecer estratégias de marketing para e-commerce, é importante entender os três pilares básicos, que são:

• Tráfego: gestão de tráfego implica em saber quais serão as plataformas de mídia que você pretende anunciar por meio de ads e links patrocinados;

• Engajamento: é, basicamente, considerar a experiência do consumidor e aprimorar a relação direta com ele, convencendo-o de que o seu negócio é o que ele busca;

• Métricas: avaliar métricas significa analisar conversão de usuários em clientes, alcance e resultados das suas ações de marketing.

 

Estratégias certeiras de marketing para alavancar o sucesso do e-commerce

 

De maneira simplista e prática, podemos citar três estratégias básicas para quem está iniciando seus trabalhos com o marketing para e-commerce.

 

Determine o público-alvo

 

Determinar o público-alvo é o primeiro grande passo para que o marketing realmente surta efeito no e-commerce. Estabelecer quais personas o seu negócio quer atingir torna mais fácil a captação de clientes e também organiza os meios para que a comunicação direta seja estabelecida.

Para isso, é preciso saber quem são as pessoas que você quer atingir, o que elas buscam, porque o seu negócio é a solução, onde elas estão e como chegar até elas.

 

Escolha os canais de comunicação e as ações de marketing

 

Antes de colocar o marketing para funcionar de verdade, estabeleça quais os principais canais que serão utilizados , que podem ser redes sociais ou sites, e quais serão as ações de marketing utilizadas, como, por exemplo, links patrocinados, e-mail marketing, SEO, anúncios pagos.

 

Construa uma relação com o seu consumidor

 

Quando falamos em relação com o consumidor, queremos dizer: esteja sempre disponível. Por conta da rapidez permeada pela internet e pelas redes sociais, muitos negócios perdem espaço porque não mantêm contato com seu público, o que os faz buscarem a concorrência.

Para evitar que isso aconteça, demonstre que seu e-commerce está sempre disponível e pronto para responder dúvidas, solucionar problemas de compra, recebimento e pagamento e, principalmente, utilize uma linguagem apropriada para o seu público-alvo, que possibilite o engajamento por identificação com a sua marca.

A relação com o consumidor é a garantia de retenção de clientes, o que é fundamental para manter seu e-commerce sempre como uma das primeiras opções na hora da compra.

Se você quer saber mais sobre marketing para e-commerce, aproveite e acesse o portfólio e conheça nossos projetos de sucesso.