Instagram Reels: saiba como usar essa ferramenta no marketing da empresa
Nos últimos anos, o Instagram se tornou uma das redes sociais mais importantes que existem, atraindo o interesse de milhões de pessoas ao redor do mundo e, por consequência, os olhos das marcas também estão voltados para cima dele.
Uma das novidades da plataforma é o Reels, que está no ar desde julho de 2020 e vem ganhando espaço entre o público e entre as marcas. Com o objetivo de otimizar o uso da rede, ele tem aberto espaço para um formato de conteúdo a mais do que já vinha sendo praticado.
A seguir, vamos te contar mais sobre essa nova ferramenta e como usá-la a favor do marketing da sua empresa.
O QUE É O REELS?
De forma resumida, o Reels é um conteúdo em vídeo, com duração máxima de 30 segundos, com os usuários podendo editar e inserir diversos efeitos e recursos.
Ele foi diretamente inspirado pelo TikTok, que tem a sua base de conteúdo em vídeos musicais, mas com uma duração de até 60 segundos.
COMO APROVEITAR O REELS EM SUA EMPRESA?
Agora que sabemos do que se trata esta ferramenta, podemos analisar que tipo de recursos podemos utilizar para melhor aproveitá-la, algo que vai depender muito do seu tipo de negócio e do público que você quer alcançar com uma determinada ação.
Vale lembrar que, por ser ainda uma novidade no Instagram, a plataforma projeta o Reels para uma quantidade maior de pessoas, ou seja, investir nela agora tende a ter maiores resultados em potencial.
Isso posto, abaixo separamos três opções interessantes de serem exploradas pela sua equipe de marketing:
- Bastidores: dependendo de como é o seu negócio, é sempre uma boa ideia mostrar para o seu público como a sua equipe trabalha, ou como é o clima dentro do ambiente de trabalho, despertando a atenção das pessoas;
- Tutorial: essa é uma boa opção para quem busca um conteúdo de atração de clientes em potencial, dando algumas dicas de “how to” para determinados nichos de mercado, atraindo a atenção de parte dos usuários;
- Dicas de produtos: um dos modelos mais explorados, as empresas utilizam esse estilo para mostrar o seu produto e algumas de suas características, como uma particularidade ou mesmo um serviço em especial.
OTIMIZANDO O REELS PARA A SUA MARCA
Vale ressaltar que, mesmo fazendo uso dessa novidade, é importante ficar sempre atento às mudanças nos algoritmos do próprio Instagram, que estão sempre sendo atualizados a fim de melhorar a experiência de seus usuários.
Atualmente, as publicações feitas nos Stories têm tido um maior alcance de seguidores, ainda mais se comparado com as publicações feitas no feed de notícias, portanto o ideal é conectar esses dois conteúdos, algo que também pode ser feito com o Reels.
Algo a se levar em consideração para melhorar o rendimento de seus vídeos é colocar uma legenda para que o seu conteúdo se torne mais acessível e atinja mais pessoas, que podem acabar acessando o material, mas sem poder ouvir o áudio nele presente.