Ribeirão Preto/SP . (16)3289.7166, (16)3289.7165

Vitória/ES . (27)3376.6897

blog

Filtre o conteúdo que deseja ler.

27/01/2021 - Marketing

« Voltar à listagem

Saiba quais serão as tendências de marketing em 2021 pós pandemia

 

 

Hoje, não há quem diga que o mundo não mudou. A pandemia exigiu uma nova abordagem em cada setor de uma empresa. O marketing, por estar exposto ao público e trabalhar com a percepção das pessoas, talvez seja o mais interessado nessas novas abordagens. Portanto, profissionais do marketing estão a todo momento tentando antecipar as tendências de um mundo pós-pandemia.

Com base no que já sabemos, podemos traçar um panorama bastante previsível.

Veja 5 tendências de marketing que serão tendências em um 2021 pós-pandemia:


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL MAIS PRESENTE

A Inteligência Artificial já estava aí há algum tempo, mas talvez nunca tenhamos precisado dela de fato… até 2020. Empresas de grande porte, principalmente indústrias, perceberam que a automatização é um fator inexorável no mercado, e é preciso investir em novas tecnologias. Sem elas não há como operar em um mundo pós-pandemia.

Eis, então, a ironia: a pandemia acelerou a automatização e o que esperávamos de crescimento nesse setor em diversos anos está acontecendo rapidamente. O mesmo vale para pequenas e médias empresas, que já tinham à disposição diversas tecnologias de automação e agora certamente não cometerão novamente o erro de ignorá-las.


MENOR LEALDADE À MARCA

Na pandemia, o consumidor aprendeu a experimentar novas marcas. Muitos incorporaram novos produtos, abandonaram as marcas favoritas ou simplesmente deixaram de comprar. A quebra da lealdade à marca demonstra a importância de considerar a migração dos consumidores. Para os profissionais do marketing, o trabalho de relacionamento com eles precisa ser reforçado.


HIGIENIZAÇÃO

Mesmo com o fim da pandemia, iremos viver durante muito tempo em um ambiente onde a higiene e a segurança é colocada em primeiro lugar. Ambientes totalmente higienizados, comunicação direcionada a tranquilizar, entre outros fatores básicos, terão um peso muito importante. Isso irá colaborar para a percepção positiva da marca como nunca antes aconteceu.


COMPRAS ONLINE

Sim, o e-commerce já é uma tendência há muito tempo, acontece é que agora ele “veio pra ficar”. Empresas que não contavam com lojas virtuais sentiram o peso da ausência de um mercado digital para vender seus produtos em tempos de lockdown e isolamento. Muitas correram contra o tempo para remediar a situação, e outras tiveram um prejuízo tão grande que simplesmente fecharam as portas.

O e-commerce será, então, mais um passo do negócio. Do mesmo modo que um novo empresário irá pensar seu espaço físico, irá pensar seu espaço digital. É impossível operar em um mercado globalizado sem um e-commerce, e a pandemia infelizmente foi a que provou isso.

A boa notícia é que o investimento em plataformas de e-commerce e aplicativos de compras também aumentou, e essa tendência favorece e facilita o trabalho de migração digital para os pequenos e médios negócios.


STORYTELLING

Na hora de realizar peças publicitárias e conteúdos que envolvam o storytelling, não tem como deixar de lado a nova realidade. Isso seria visto pelo consumidor como uma alienação da realidade. O mundo mudou em 1 ano, e isso precisa estar exposto no material de comunicação que seu negócio produzir.

Portanto, devemos desenvolver narrativas de marca de acordo com nosso contexto. Pense em pontos como: como esse assunto é visto publicamente atualmente neste contexto pandêmico? Como isso agrega valor à vida dos clientes? Apenas ajustar esta mensagem à realidade da Covid-19?

É fundamental estar a par dessas tendências e investir em recursos que irão aprimorar o negócio digital.


E para uma assessoria e execução completa de um plano de marketing digital de sucesso em 2021, conte com a Atual Interativa. Entre em contato agora com nossos especialistas e seja atendido!