Como utilizar o marketing a favor das minhas vendas na Black Friday?
Considerada uma das datas mais empolgantes do ano para comerciantes e consumidores, a campanha Black Friday, realizada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, tem o intuito de promover bons descontos para vendas físicas e no e-commerce.
Nesse ano, a data confirmada para a Black Friday é no dia 27 de novembro e o comércio já vem se preparando para bombardear os consumidores com preços irresistíveis. As compras realizadas na plataforma virtual lideram o ranking da campanha, uma pesquisa realizada pela revista Exame.com apontou que “40% dos consumidores irão comprar exclusivamente no digital, isso demonstra um aumento de 7% em relação ao ano anterior”. Esses dados reforçam a importância da realização de uma boa campanha nas plataformas on-line e off-line, com o intuito de realizar mais vendas.
PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA VENDER MAIS NA BLACK FRIDAY
Existem várias maneiras de trabalhar o marketing para atingir essa meta. Podemos incluir o marketing de conteúdo, técnicas de copywriting nos anúncios digitais, remarketing, oferta de bônus especiais, entre outras.
Começando pela atração do consumidor para que ele visite a sua plataforma de vendas, o marketing de conteúdo é uma boa tática, já que tem o objetivo de elaborar conteúdo de qualidade nas redes sociais, sendo parte do primeiro fundamento do Inbound Marketing: a atração. Dessa forma, é possível “pescar” leads e fazer com que eles fiquem entretidos e engajados no conteúdo que você oferece.
Outra estratégia que pode ser usada para vender mais na Black Friday é o uso de anúncios específicos com chamadas diretas. Invista em anúncios com:
-> Clareza;
-> Criatividade;
-> Imagens de alta resolução;
-> Textos que despertem gatilhos mentais;
-> Divulgação de descontos irresistíveis.
O importante aqui é ter destaque e diferencial. Pense sempre assim: conteúdo de qualidade + descontos altos + mais visibilidade = mais chances de vendas e, consequentemente, mais lucro.
O remarketing também pode te ajudar, ele é direcionado para pessoas que já adquiriram o produto ou serviço. Por já conhecerem aquilo que está à venda, fica mais fácil “recapturar” os clientes. O remarketing é uma função do Google Adwords e consegue identificar quem navegou pelo seu endereço na web. Com isso, ele direciona anúncios e conteúdo da sua plataforma a esses consumidores.
Outra dica para aumentar as vendas na Black Friday é fazer um diagnóstico completo das redes sociais e site do seu negócio, avalie desde as chamadas até as formas de pagamento. A plataforma de compra no e-commerce deve ser segura e fácil de “mexer”.
Para aqueles que utilizam estratégias como e-mail marketing ou WhatsApp, procure manter o seu banco de dados sempre atualizado das promoções e condições de pagamento que você está disponibilizando na Black Friday, o importante é que toda a campanha chegue até o consumidor de forma clara e objetiva.
E para fidelizar ainda mais os clientes, busque oferecer bônus especiais, além de brindes e mimos. É ótimo atrair nossos consumidores, mas é importante conservar aqueles que já fazem parte da sua rede de vendas e acabam se tornando divulgadores da sua marca.
Se você precisa de ajuda para colocar um plano de marketing efetivo em ação nessa black friday, conte com a ajuda da Atual Interativa, entre em contato conosco agora mesmo!