Copywriting: por que essa ferramenta é importante para o marketing digital?
Um dos principais objetivos da comunicação no marketing digital é atrair e reter os leitores, ao ponto de torná-los clientes da empresa. Um conteúdo rico e direcionado para o público-alvo correto é uma mina de ouro para qualquer estratégia digital.
Um dos tipos de textos mais eficazes do marketing digital atualmente é o copywriting. Ainda é pouco difundido pelas empresas, mas muitas já estão notando o poder dessa ferramenta textual para o aumento no número de clientes e de vendas.
O QUE É COPYWRITING?
Copywriting é uma estratégia de produção de textos, que pode ser aplicado tanto para as ações de marketing como para a de vendas, tendo como objetivo principal atrair e gerar conversões.
Ela é muito aplicada no Inbound Marketing, levando em consideração os estágios do funil de vendas que os consumidores se encontram. Assim, o texto será focado no momento exato que o consumidor se encontra.
GATILHOS MENTAIS
O copywriting é baseado na escrita “copy” ou “cópia” (texto) focada na persuasão, por meio do uso dos chamados gatilhos mentais. Os gatilhos são verdadeiros estímulos dados ao cérebro humano para a tomada de decisão, como por exemplo:
• Senso de urgência e escassez: dá a ideia de aquele determinado produto ou desconto acabará rapidamente e que o consumidor não pode perdê-lo. Exemplo muito comum: anúncios de lojas de móveis e de carro. “É só hoje”.
• Autoridade: dá a impressão de que a empresa é referência/autoridade no assunto.
• Prova social: prova de que determinado produto ou serviço da empresa realmente funciona e agrada clientes que já compraram.
Ao aplicar esses gatilhos na comunicação copy, é possível levar o leitor a realizar determinada ação que a empresa deseje, seja para entrar em contato com a empresa, ir para a página de compras, entre outras.
Apesar de muitas pessoas confundirem o copywriting com redação publicitária, ambas são diferentes na prática, mas podem se complementar. O copywriting é mais apropriado para estratégias de atração, como o Inbound Marketing, em um processo mais longo de persuasão. Já a escrita publicitária permanece como um instrumento voltado para vendas diretas.
Ou seja, na estratégia de copywriting, o leitor é persuadido paulatinamente, conforme avança em sua jornada de compra. Todas as comunicações são voltadas para que ele chegue à última etapa dessa jornada: a compra.
ESTRATÉGIAS
Para que o copywriting seja eficiente e engaje o seu público, é preciso primeiramente conhecê-lo. Se aprofunde definindo personas completas e conheça a sua jornada de compra. Também entenda a melhor linguagem a ser usada. O copy é baseado em linguagens persuasivas e, para isso, é preciso que ela seja adequada ao seu público.
Procure também provar tudo o que você diz. De nada adianta afirmar que um produto ou serviço é excelente se você não provar isso com depoimentos de clientes, fotos, vídeos, entre outras formas.
Também busque oferecer diferenciais exclusivos e limitados para os consumidores, como um produto diferente, uma promoção inusitada, testes gratuitos de um produto, entre outros. Isso está incluso no gatilho de senso de urgência e escassez e é uma das estratégias mais eficazes perante a concorrência!
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