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16/07/2020- Sites

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Usabilidade: saiba como esse conceito impacta na sua taxa de conversão

 

 

Existem diversos fatores que podem prejudicar a taxa de conversão de um site ou app. Dentre eles, a usabilidade é um dos mais óbvios, mas as empresas têm uma certa dificuldade em se lembrar dele.

Imagine a seguinte situação, um cliente está caminhando pelo site e, quando chega no momento da compra, o site com o carrinho é mal projetado. É bagunçado e não é intuitivo, gerando confusão no usuário. Logo, abandona a página e sua taxa de conversão sofre.

Então, se você quer evitar que isso aconteça com você, continue lendo o post. Entenda como o conceito de usabilidade impacta sua taxa de conversão.


COMO O CONCEITO DE USABILIDADE IMPACTA A TAXA DE CONVERSÃO

Usabilidade é a capacidade do usuário interagir com um app ou site, de maneira tranquila e eficiente. Hoje em dia, o público é extremamente impaciente e se uma página não carrega em 3 segundos, ele tende a ir embora.

Caso não encontre o botão para clicar, desiste, e se a identidade visual for bagunçada e a arquitetura da informação confusa, vai procurar em outro lugar.

Ou seja, qualquer elemento que contribua para a uma experiência negativa faz com que o público desista. Isso, evidentemente, diminui sua taxa de conversão. O raciocínio, na verdade, é bem simples. Como o usuário vai converter se sua ferramenta não permite?


COMO RECONHECER PROBLEMAS COM A USABILIDADE?

Existem diversas formas de reconhecer estes problemas. Primeiro, analisando os dados. O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta que permite que você visualize a taxa de conversão em cada um dos pontos do funil, além de nas próprias páginas. Então, caso haja alguma taxa muito abaixo do esperado, é preciso investigar.

Além do GA, existem outras ferramentas que podem ajudar. Por exemplo, o Crazy Egg é uma ferramenta de mapa de calor, que mostra para você onde os usuários clicam.

Pode ser que ele clique em um lugar que não pode, achando que pode. Também é possível que o botão para a ação de conversão esteja muito embaixo na barra de rolagem, e ele não vai até o final.

Outro ponto que pode ajudar é fazer testes com pessoas. Recolha amigos ou conhecidos que tenham o perfil do seu usuário e peça para que façam tarefas simples. Observe suas dificuldades e converse com eles para entender os problemas com a ferramenta.


COMO OTIMIZAR A USABILIDADE DO SITE?

O objetivo destas ações é estabelecer hipóteses do que pode estar prejudicando sua usabilidade. Após isso, você pode fazer alguns testes, de modo a otimizar o processo.

Foque em fazer um teste de cada vez, de modo que os resultados não se atropelem. Assim, você consegue otimizar a sua usabilidade.

Contudo, existem algumas dicas gerais que podem ajudar a já aumentar a sua usabilidade e taxa de conversão;

• Jamais tenha um site lento;
• Otimize para mobile;
• Fique atento ao tamanho da fonte, especialmente no mobile;
• Deixe a área de contato bem destacada;
• Se houver um menu, trabalhe a arquitetura da informação, para que não seja confuso;
• Limite o formulário ao mínimo de informações necessárias;
• Aposte em um design mais clean e direto;
• Use URLs amigáveis.

Com estas dicas, você consegue ter um site com uma usabilidade bem melhor, ajudando a aumentar sua taxa de conversão.

Quer ver alguns exemplos? Então, confira o nosso portfólio de sites otimizados, se inspire e faça o orçamento de um projeto com a gente!