6 coisas que as empresas precisam saber antes de fazer uma Live no Instagram
Se teve uma coisa que realmente estourou durante a pandemia foram as lives no Instagram. Com a impossibilidade do contato físico, essa foi a ferramenta preferida de marcas e pessoas para compartilhar conteúdo relevante e se manter ativo mesmo durante a quarentena.
Porém, essa estratégia, na sua maioria, teve que aterrissar de paraquedas nos planejamentos de marketing das empresas.
Para lhe ajudar de maneira direta, rápida e eficiente, resolvemos compartilhar as 6 coisas que as empresas precisam saber antes de fazer uma Live no Instagram. Há várias ferramentas que o Instagram proporciona e é muito bacana você saber sobre para poder colocar em prática durante a transmissão.
TEMPO MÁXIMO DE LIVE NO INSTAGRAM
O tempo máximo permitido pela plataforma é de 90 minutos. A nossa dica é você não fazer uma live muito curta, pois demora alguns minutos para que seus seguidores se engajem e entre para lhe assistir.
Para ser uma live rápida, considere pelo menos 15 minutos no ar.
CONVIDE ALGUÉM PARA FAZER A LIVE COM VOCÊ
É possível que você utilize o recurso de convite para entrar na Live. Por exemplo, você quer fazer a entrevista com alguém que é considerado importante para o mercado em que você atua. Para isso, você deve combinar com essa pessoa para entrar na sua live e então você poderá convidá-la para entrar ao vivo.
A tela irá se partir em dois, apresentando vocês, de forma remota para seus seguidores.
FIXAÇÃO DE COMENTÁRIOS
Uma estratégia muito bacana para você colocar o assunto principal da sua live é você comentar na live e fixar esse comentário, assim, todos que acessarem a live, em qualquer momento, terão acesso a esse comentário e saberão do que se trata.
Para fazer isso, basta você comentar, clicar em cima do comentário e segurar. Automaticamente ele será fixado e todos os novos comentários aparecerão abaixo dele. Para desfazer essa ação, basta fazer a mesma coisa.
RETIRAR A POSSIBILIDADE DE COMENTAR
Há diferentes objetivos para uma live e, muitas vezes, os comentários podem atrapalhar esse objetivo. Por isso, se a sua empresa quer apenas fazer uma live e não abrir o canal de comentários é possível. Para isso, você deve desabilitar.
Para desabilitar, você deve clicar nos três pontinhos na barra de comentários e selecionar a opção “Desativar comentários”. Você pode habilitar e desabilitar durante a live. Se você quiser primeiro falar sobre um assunto e depois abrir, ao final da live, a possibilidade de comentários para dúvidas, essa ferramenta pode ser uma grande aliada.
COMPARTILHAMENTO DE IMAGENS
Durante uma transmissão ao vivo, você perceberá um pequeno quadrado no canto inferior direito da sua tela.
Se você clicar no ícone, você pode selecionar uma imagem que está no seu celular para ser compartilhada durante o seu vídeo ao vivo. Serve para ilustrar algo que você está falando, por exemplo.
RESPONDER PERGUNTAS DAS ENQUETES
Uma das estratégias que a sua empresa pode usar é lançar um story com uma caixinha para seus seguidores deixarem dúvidas para você responder durante uma live.
Para isso, lance essa caixinha de perguntas um dia antes da live e durante a transmissão você pode utilizar a ferramenta de resposta que irá abrir a pergunta ao vivo e você estará por trás, ao vivo, respondendo à pergunta.
A tecnologia é um caminho sem volta. O Instagram oferece inúmeros recursos para que marcas possam se posicionar e criar relevância no mundo digital.
Convidamos você a conhecer os projetos que nossa agência já realizou para clientes, quem sabe não podemos criar uma parceria e fazer a sua empresa decolar no mundo digital. Vamos juntos nessa? Entre em contato conosco!