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19/05/2020- Marketing

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Jornada do cliente: conheça a sua importância para as estratégias de marketing

 

 

Você sabia que existe um caminho que é percorrido pelo cliente toda vez que um produto ou serviço é adquirido? Pois essa é uma realidade que as empresas estão cada vez mais focadas em otimizar. Isso ocorre, porque quanto maior o valor do bem, maior serão os passos percorridos antes da compra.

O cliente tende a realizar uma pesquisa de mercado, comparar preços e conhecer as empresas que comercializam os bens e produtos que procura. Portanto, essa iniciativa deve ser adotada para que a sua empresa seja capaz de aumentar as vendas e conquistar compradores frequentes.

Assim, continue com a leitura deste post se você deseja conhecer mais sobre a jornada do cliente. Aproveite!

O QUE É A JORNADA DO CLIENTE?

Em termos simples, a jornada do cliente é a ferramenta utilizada para expressar de forma racional cada passo na construção do relacionamento entre consumidor e o seu negócio. Essa análise considera elementos como motivação, primeiro contato com a empresa e a percepção de valor.

COMO MAPEAR A JORNADA DO CLIENTE?

Imagine que você se deparou com um potencial cliente que nunca ouviu falar do seu produto, qual estratégia você implementaria para convencê-lo a fechar negócio? Você vai chegar a essa resposta ao final do mapeamento da jornada que o seu cliente percorre até a decisão de compra.

EDUCAÇÃO DO CLIENTE

Se a sua empresa já investe em estratégias de marketing digital é provável que um blog tenha sido criado e seja atualizado periodicamente. O objetivo deste instrumento é atualizar o potencial cliente quanto as particularidades do seu negócio ou assuntos relacionados ao seu ramo de atuação.

Uma transportadora, por exemplo, pode publicar conteúdos sobre a gestão de frotas e não, necessariamente, sobre o transporte de mercadorias. Essa diversidade de tópicos contribuiu para construção de uma imagem de especialista.

CONSCIÊNCIA DO PRODUTO OU SERVIÇO

Muitas estratégias de marketing são voltadas para aliviar as dores dos clientes. Contudo, esse processo ocorre em etapas começando quando o cliente não tem ciência de que há um problema até o ponto em que tomou consciência da sua situação e está buscando ativamente uma solução.

É nesse momento que o produto pode ser apresentado, pois terá maior chance de concluir a venda com sucesso. Isso ocorre porque o comprador compreende que a sua empresa é capaz de atender as suas necessidades.

ATENDIMENTO PÓS-VENDA

Não pense que o seu trabalho foi concluído com o fechamento de uma venda. Afinal, o seu objetivo é criar um relacionamento positivo que possibilita a fidelização do cliente e a realização de novas compras.

Por isso, o seu foco deve ser a experiência do consumidor e o pós-venda é o momento ideal para consolidar a imagem da empresa na mente do cliente. A nossa recomendação é investir em canais de atendimento que, de fato, levam as reclamações a sério e buscam realizar melhorias com base no feedback recebido.

Se você tem interesse em conhecer as nossas soluções de marketing, basta entrar em contato conosco. Confira nosso portfólio com os projetos de sucesso que já desenvolvemos para nossos clientes!