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01/03/2020 - Sites

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Web Design Responsivo: saiba como ele pode ser utilizado no Marketing

 

 

Os smartphones dominam a preferência do consumidor quando se trata de acesso à internet. A comodidade e a praticidade do aparelho são aspectos que geram vantagem sobre os demais dispositivos. 

De acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2019, o Brasil possui 420 milhões de aparelhos digitais ativos, ou seja, 10 milhões a mais em relação a 2018. 

O levantamento mostra que a quantidade de smartphones se destaca: são mais de 230 milhões de celulares ativos, ou seja, dois dispositivos por habitante. Enquanto os demais, como notebooks, tablets e computadores, somam mais de 180 milhões. 

Esses dados permitem entender por que o design responsivo se tornou tão relevante no mercado nos últimos anos. Por isso, caso você tenha ou queira abrir um negócio online ou apenas obter mais benefícios com ações de Marketing Digital, é importante não desprezar esse item. 

Quer saber mais sobre a responsividade na web? Continue lendo este artigo.


O QUE É UM SITE RESPONSIVO?

Você já acessou algum site no celular e a imagem estava incompleta ou o texto aparecia muito pequeno? Pois é, assim são os sites que não são responsivos. 

Quando um site é responsivo, ajusta o layout automaticamente a qualquer tamanho de tela, sem imperfeições, tornando o processo de leitura do usuário semelhante em todos os dispositivos. 

Isto é, o design responsivo otimiza as páginas de um site, tornando-as mais leves, rápidas e adaptáveis.


A IMPORTÂNCIA DE APLICAR UM DESIGN RESPONSIVO NO MARKETING

No Marketing Digital, vários fatores são necessários para que o usuário realize a ação esperada. Desde uma simples curtida até a finalização de uma compra, é fundamental facilitar o percurso do consumidor. 

Diferentemente da mídia tradicional, na rede, o internauta tem o domínio da situação, age ativamente e, em questão de segundos, pode desistir da ação, causando enorme prejuízo. 

Mesmo após você elaborar uma estratégia convincente, com produção de textos e de posts, uma única experiência negativa do consumidor pode fazê-lo procurar o que deseja em outra página. 

Em virtude disso, o seu site deve ser o foco da estratégia de Marketing Digital e estar adequado às necessidades do usuário. 

Um site responsivo, além de permitir essa experiência, também reduz custos, já que não precisa fazer várias versões de um mesmo site para adequá-lo a cada dispositivo. 

Isso, além de ser caro e lento, também complica a listagem das páginas pelos buscadores, como o Google, uma vez que pode acontecer a duplicação de conteúdo. 

Outro ponto importante é que as ações que o usuário tiver nas redes sociais, que o direcione a uma landing page ou até mesmo a um anúncio, não ficarão comprometidas, já que o site responsivo se adapta para receber os acessos de smartphones. 

O Google também ranqueia melhor os websites responsivos, principalmente se a busca for feita por celular, aumentando o tráfego orgânico. Portanto, o seu site aparecerá com mais frequência nos resultados de busca e mais leads serão gerados.