Marketing 4.0 - 4 coisas que você precisa saber sobre esse conceito
O Marketing 4.0 é a era da tecnologia, o momento em que as empresas precisam da presença digital para que sejam lembradas por seus clientes. O conceito foi desenvolvido por Philip Kotler e fala importância dessa transição do marketing tradicional (offline) para o digital.
Na era anterior, a forma de realizar vendas mudou. O cliente passou a ser o foco e as marcas tiveram que trabalhar uma nova abordagem, mais humanizada e não um simples “compre meu produto/serviço”.
Apesar disso, mesmo em constante evolução, os estágios anteriores do marketing não são abandonados. Afinal, as empresas precisam se adaptar as novidades e trabalhar um misto de estratégias online e offline.
4 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MARKETING 4.0
Ainda em dúvida sobre como complicar o Marketing 4.0? Veja quatro coisas que você precisa saber:
1. EMPRESA COM IDENTIDADE
As relações com os clientes precisam ser cada vez mais próximas. Isso significa que não há espaço para atuar apenas como uma marca ou empresa. Sua empresa deve ter uma identidade própria, que faça com que as pessoas se identifiquem com ela.
Aí entra a construção da chamada brand persona, que irá colocar em evidência todos os valores e propósitos da marca.
2. OS CONSUMIDORES CONSTROEM A SUA REPUTAÇÃO
Nos primeiros estágios do marketing, era sua empresa quem se responsabilizava pela imagem a ser divulgada. Agora isso mudou um pouco.
Você até pode assumir uma posição, através da brand persona, porém, quem determina a sua reputação – e seu consequente sucesso – são os seus consumidores.
Isso quer dizer que sim, sua empresa irá lidar com comentários negativos. No entanto, ao invés de se desesperar – e tentar a todo custo ocultar essa informação – assuma um posicionamento e tente solucionar o problema de quem ficou descontente com sua marca.
3. OMNICHANEL É UMA TENDÊNCIA
O Omnichanel consiste na integração de todos os canais de venda. Inclusive, isso já acontece sem que você perceba, afinal, existem pessoas que preferem pesquisar o produto na internet para fazer a compra na loja física.
Essa situação é muito comum com consumidores que ainda têm a necessidade de pegar no produto antes de realizar a compra. Então, para conquistar esse público, você vai precisar trabalhar estratégias on e offline. E mais, é necessário que seja algo que aconteça naturalmente.
4. O MARKETING DE CONTEÚDO É SEU GRANDE ALIADO
Uma coisa que fica clara é que a estratégia “compre meu produto porque eu sou o melhor” já não funciona mais. Então, qual a melhor forma de atrair e conquistar o seu público-alvo?
O marketing 4.0 conta com a produção de conteúdo, que consiste em trabalhar com artigos, e-books, posts de redes sociais, vídeos, podcasts e vários itens que entregam algo relevante para quem chega até o seu site.
E mais: essas pessoas não precisam necessariamente comprar da sua marca logo que te conhecem.
Você conseguiu perceber o quanto o marketing 4.0 é essencial para qualquer empresa?
Então se você precisa desenvolver suas estratégias digitais, através de um site atrativo e das redes sociais, não deixe de nos contatar para fazer um orçamento. Chame-nos agora mesmo pelo whatsapp clicando aqui.