Ribeirão Preto/SP . (16)3289.7166, (16)3289.7165

Vitória/ES . (27)3376.6897

blog

Filtre o conteúdo que deseja ler.

24/02/2020 - Marketing

« Voltar à listagem

Buyer persona - conheça a sua importância e como criar a da sua empresa

 

 

Conhecer o seu público-alvo e saber para quem os seus conteúdos, serviços e produtos são direcionados é um importante diferencial que permite às empresas obter resultados muito melhores e evitar o desperdício de tempo e dinheiro, seja com produção de produtos ou com a realização de campanhas ineficientes de Marketing.

A melhor maneira para que se consiga obter este conhecimento sobre o seu público é por meio da utilização de uma buyer persona, ou simplesmente, uma persona, que é um personagem fictício, criado com base em dados do seu público-alvo real.

Desta forma, a buyer persona é uma ferramenta de extrema importância, pois permite que se consiga elevar a qualidade de seu trabalho e do conteúdo criado por sua empresa, de forma que sua marca seja muito mais atrativa para as pessoas que você deseja atingir.

Isso possibilita, inclusive, que se tenha ganhos maiores, pois com um trabalho feito de forma adequada para atender os desejos e necessidades de seu público-alvo, a persona faz com que se tenha uma captação de clientes muito maior em relação a qualquer outro tipo de estratégia de Marketing feita sem o uso deste personagem.


COMO CRIAR UMA BUYER PERSONA PARA SUA EMPRESA

Por se tratar de uma peça de grande importância para sua empresa e as estratégias que deverão ser colocadas em prática, é fundamental que se saiba como criar a persona ideal para representar o público-alvo de sua empresa.

Assim, confira a seguir, como criar a persona ideal para a sua empresa, de modo que represente a realidade de seus clientes:

COLETA DE DADOS

O primeiro passo para a criação de uma buyer persona é a coleta de dados a respeito de seu público. Informações como: 

• Idade; 
• Sexo; 
• Profissão; 
• Local onde moram; 
• Renda; 
• Número de familiares que residem no mesmo local; 
• Entre outras. 

São detalhes muito importantes para que se possa começar a montar sua persona.

Para conseguir estes dados, a melhor maneira é a realização de pesquisas que podem ser feitas por telefone ou internet, ou mesmo com formulários a serem preenchidos pelos visitantes de seu site, por exemplo. 

Para incentivar mais pessoas a participar destas pesquisas, é comum oferecer algum pequeno brinde, como um e-book de sua empresa, por exemplo.


ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS

Após um bom número de dados coletados, o passo seguinte é a análise destes números obtidos, para que você possa saber quais as principais características do seu público-alvo.

Obviamente, existirão alguns detalhes diferentes, como um número dividido entre homens e mulheres, pessoas mais velhas e mais novas, ou outras características divergentes. 

Exatamente por isso é tão importante esta análise, pois somente assim você poderá identificar as características mais marcantes e que representam a maior parte de seu público.


MONTAGEM DA PERSONA

Depois de coletar e analisar os seus dados, finalmente é a hora de montar a sua persona, que deve contar com a reunião das principais características presentes em seu público, para que represente aquelas pessoas às quais você espera atingir com suas estratégias de Marketing e vender seus produtos ou serviços.

Para saber ainda mais como melhorar os resultados de sua empresa, acesse o portfólio disponível em nosso site e conheça nossos casos de sucesso! Aproveite também para solicitar um atendimento personalizado e realizar um orçamento de acordo com as necessidades de sua empresa.