User Experience (UX): conheça 7 formas de aplicar essa estratégia no seu site
Cada vez mais, empresas se preocupam com o público. Nenhum conceito deixa isso mais claro do que o famoso UX, ou User Experience.
Esta ideia fundamental diz que a experiência do usuário deve ser a melhor possível, a cada interação com a sua empresa.
Então, confira 7 formas de aplicar o User Experience no seu site.
1. A experiência no mobile
O exemplo mais clássico de User Experience, e que não pode faltar em nenhum site, é a experiência no mobile. 94% dos usuários usam os aparelhos móveis para acessar a internet, sendo o líder, de bem longe. Além disso, 33% usam exclusivamente esta opção. Então, ter um site adaptado para o móvel não é mais opção, é obrigação.
Na verdade, este número é tão grande que o pensamento praticamente mudou. Pode até mesmo valer mais a pena pensar no móvel antes e depois pensar no desktop.
2. Facilite o máximo possível o cadastro
Outra ótima dica de UX é facilitar ao máximo possível o cadastro do usuário. Se for necessário que ele deixe suas informações, limite ao mínimo, para que sua experiência seja simples. Além disso, vale a pena oferecer uma opção para cadastro direto pelo Facebook ou pelo Google. É algo que também facilita bastante a experiência de navegação.
3. Menos é mais
Uma das regras básicas do design se encaixa perfeitamente no conceito de experiência do usuário. Ao projetar o seu site, lembre-se que menos é mais. Por isso, por mais que você queria ter um site lindo e maravilhoso, é importante que seja bem simples, direto e fácil de ser usado.
O usuário, especialmente no mobile, quer consumir o máximo de informação o mais rápido possível. Por isso, tenha uma interface simples e direta.
4. Facilite a navegação
Com tantas páginas, os sites podem ser verdadeiros labirintos. Por isso, existem diversas formas de aplicar o UX dentro do site e facilitar muito a navegação. O mapa do site, por exemplo, é uma ferramenta antiga, mas muito valiosa e que ainda não é tão usada pelas empresas.
Uma solução mais simples ainda, é ter uma forma bem fácil de voltar à página inicial ou a anterior. Muitos dos conceitos de UX são estes, bem simples, e que ajudam o usuário a navegar melhor pelo seu site.
5. Tenha uma ferramenta de pesquisa interna
Internet é basicamente pesquisa. Por isso, ter uma ótima ferramenta de pesquisa interna é uma grande aplicação de UX no seu site. Especialmente se você tiver um blog ou um site mais completo, vale muito a pena investir em uma busca interna para garantir que o usuário encontre o que procura facilmente.
6. Explique para o usuário
Um erro no UX é assumir que os usuários sabem tudo. Por isso, “etiquete” os elementos do seu site que não são 100% óbvios. Por exemplo, o próprio Chrome tem esta funcionalidade.
“Todo mundo” sabe que a setinha para trás deixa bem claro que é o botão de voltar. Mas, ao passar o mouse pelo botão, indica que se clicar, você volta e se segurar, você acessa o histórico. É bem simples, elegante e uma forma de trazer ou complementar uma informação que nem todo mundo sabe.
7. Tenha um site rápido
3 segundos. Segundo o Google, este é o tempo que a sua página tem para carregar, antes que haja uma queda significativa no número de usuários. Portanto, se você quiser que ele comece a experiência no seu site, é preciso ter um site rápido, especialmente no mobile.
O que você acha destas dicas? São formas muito simples e interessantes de trazer uma melhor User Experience dentro do seu site.
Então, confira o nosso portfólio e entenda como podemos ajudar você a ter o site ideal, com a UX perfeita para o seu usuário e potencial cliente!