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13/12/2019 - Remarketing

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Retargeting e Remarketing: conheça a diferença e como aplicar na sua empresa

 

 

Retargeting e remarketing são ferramentas essenciais para as empresas que desejam melhorar seu posicionamento na internet e impulsionar o número de vendas e leads qualificados.

Apesar de serem semelhantes, esses recursos de marketing têm suas especificidades, e ambos contribuem grandemente para resultados positivos no seu negócio.

Nesse texto, apresentaremos de forma detalhada em que consiste cada um desses conceitos e qual é a melhor forma de aplicá-los nas empresas para garantir o maior número de interação e de conversão dos clientes. Acompanhe!


NO QUE CONSISTE O RETARGETING?

O recurso do retargeting funciona por meio de anúncios disparados em sequência sobre determinado produto ou marca que os clientes pesquisaram. 

Quando, por exemplo, uma pessoa procura por uma passagem aérea para Lisboa, o site – devidamente configurado para essa função – insere cookies no navegador do usuário e, dessa maneira, consegue coletar os seus dados.

Digamos que esse possível consumidor não chegou a efetuar a compra da passagem. Por meio dos cookies instalados em sua plataforma, a empresa aérea consegue rastrear esse usuário para que anúncios sobre o destino sejam mostrados a ele.

Portanto, por meio do retargeting, é possível “recuperar vendas” que não chegaram a ser efetuadas com estratégias que convençam posteriormente os consumidores a investir naquele produto. 


NO QUE CONSISTE O REMARKETING?

Assim como o retargeting, o remarketing também funciona como um meio de reconquistar o interesse dos usuários em relação a determinado produto que ele interagiu e/ou pesquisou sobre.

A diferença principal é que no caso do remarketing o recurso utilizado para chegar até o cliente é o e-mail marketing. 

Para fins de ilustração, citemos um exemplo de como empregar essa estratégia: o usuário pesquisa por uma camisa nova, procura em alguns sites, interessa-se por uma e a coloca no carrinho de compras, porém ele abandona a aquisição no estágio final. 

Por meio de uma mensagem de e-mail – o qual é obtido, por exemplo, no momento de cadastro do cliente no site de sua empresa –, você pode ganhar novamente a atenção do potencial consumidor convidando-o a finalizar a compra. Este é um exemplo clássico de remarketing.


COMO APLICAR ESTAS ESTRATÉGIAS EM SUA EMPRESA?

Por se tratar de ferramentas que visam basicamente recuperar os leads que já foram gerados por meio do site da empresa, as estratégias de remarketing e retargeting necessitam ser aplicadas de maneira criativa e dinâmica, criando uma conexão que seja significativa de algum modo para o consumidor.

Tanto o retargeting quanto o remarketing funcionam por meio da segmentação de público. Por isso, sites como o Google Analytics, o VWO e o Unbounce, por exemplo, oferecem ferramentas de testes para analisar quão eficazes podem ser determinadas variáveis, como os layouts, os títulos e as mensagens call-to-action (chamada para a ação).

Ou seja, é importante investir em campanhas de marketing digital sólidas e alinhadas com a imagem da empresa, pensando de forma detalhada na linguagem utilizada, nas cores, no design e na apresentação geral de todos os anúncios e mensagens divulgados.

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