5 séries que você pode levar como insights para a estratégia de marketing do seu negócio
Quem não gosta de uma boa série?
Além de ser bem divertido, é um ótimo passatempo e ainda podem trazer bastante conhecimento. Quer ver como?
Então confira 5 séries que podem trazer insights para a estratégia de marketing da sua empresa!
1 - MAD MEN
Qualquer lista de séries de marketing precisa começar com Mad Men. Afinal, a série retrata uma agência de publicidade nos anos 60. Apesar de estar um pouco defasada, evidentemente ela não aborda nada sobre marketing digital, ainda tem muitos insights sobre o assunto que ainda funcionam.
É importante saber de onde veio para determinar onde se quer chegar. Por isso, Mad Men é interessante para mostrar os conceitos do marketing e como eles se aplicam, ou quão absurdos são, ao comparar com as estratégias de hoje.
Além disso, a série ganhou 5 globos de ouro e mais de 10 Emmys, sendo uma das mais premiadas de todos os tempos.
2 - THE CRAZY ONES
Outra série obrigatória para quem gosta de marketing é The Crazy Ones. Sem ter o mesmo sucesso de Mad Men, a série traz Robin Williams, no papel de um dono de uma agência de publicidade.
A graça da série surge do contraponto entre o gênio meio maluco do personagem principal, e sua filha, que é muito mais certinha e organizada.
Apesar de ter uma pegada mais cômica, é uma série que pode trazer excelentes insights, especialmente sobre o caos de uma agência moderna.
3 - SUITS
Ao contrário das anteriores, Suits não é uma série sobre Marketing. Ela aborda a rotina de dois advogados de um grande escritório de Nova Iorque. Mas por que é uma série interessante do ponto de vista de marketing?
Os insights surgem dos processos de negociação. O objetivo dos personagens é fazer acordos ou impedir que as ações e processos cheguem, de fato, ao tribunal. Por isso, possui tantos insights sobre a relação entre as pessoas e como usá-las para conseguir o quer.
4 - HOUSE OF CARDS
House of Cards foi um dos maiores sucessos do Netflix, com ninguém menos que Kevin Spacey, antes de toda a polêmica com o ator. É uma série que aborda os mais altos figurões da Casa Branca e a busca incessante do protagonista para o poder.
Mas, por que é uma série tão interessante para marketeiros?
O personagem principal, Frank Underwood, é um verdadeiro gênio. Um estrategista e planejador impecável, podendo trazer excelentes lições sobre como planejar e executar mesmo os planos mais complexos.
4 - SCANDAL
Também muito próxima aos altos escalões da política americana, Scandal traz a personagem principal, Olivia Pope, como a encarregada por uma agência com o objetivo específico de lidar com escândalos e crises dos políticos em Washington.
Olivia certamente tem muito trabalho e a série tem um foco um diferente de marketing, como insights muito interessantes em como lidar com as crises e trabalhar a imagem dos clientes.
5 - BLACK MIRROR
Black Mirror é uma série bem diferente. É uma antologia, ou seja, cada episódio é uma história separada. Também é uma série de ficção, que parece não ter muito a ver com o marketing.
Apesar disso, tem alguns episódios interessantíssimos, que abordam, por exemplo, o futuro das redes sociais e como elas irão afetar a sociedade.
Não é uma série com a conexão direta com o assunto, mas traz muitos insights interessantes sobre a própria sociedade, e, afinal, é com isso que o marketing lida.
O que você achou da lista?
Você já assistiu alguma delas?