Você sabia que o planejamento de conteúdo é essencial para as estratégias de marketing?
As estratégias de marketing cada vez mais são utilizadas por negócios de todos os tamanhos pelo mundo afora. Afinal, por conta da internet os clientes estão mais informados e as empresas mais competitivas.
Por outro lado, este meio digital também permitiu o desenvolvimento de novas técnicas de marketing digital, especialmente baseadas em conteúdo.
Produzir conteúdo online é uma das principais maneiras de divulgar a expertise e autoridade de uma empresa sem usar anúncios diretos e ineficazes.
Textos em blogs, postagens em redes sociais, e-books, podcasts, vídeos no YouTube e transmissões ao vivo: são todos formatos de conteúdos usados nas estratégias de marketing.
No entanto, não basta apenas produzir e publicar para que a tática tenha efeito.
Para isso, é essencial ter um planejamento de conteúdo. Quer saber mais?
Descubra porque elaborar e pensar no conteúdo do marketing é tão importante quanto colocá-lo na prática.
O PAPEL DO PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO NO MARKETING
O nome não é “estratégia” de marketing à toa. É um processo que requer várias etapas antes da veiculação das ações efetivamente, incluindo o planejamento de conteúdo.
Para que a campanha seja efetiva, ela deve ser bem pensada. É preciso, entre muitas coisas, conhecer o público-alvo.
Dependendo da classe, idade, profissão e local, por exemplo, o assunto e a linguagem deverão ser específicos para agradar.
Além disso, o funil de vendas é igualmente relevante no planejamento de conteúdo. Afinal, ele define três momentos para os potenciais compradores: a descoberta do assunto, o interesse pelo tema e a ação de compra. Desta forma, é preciso que sejam criadas estratégias para cada etapa.
Para isso, é feita a programação da quantidade de produtos em cada estágio, bem como a frequência de cada conteúdo. Assim, você poderá criar uma sequência que fará o cliente seguir todo o funil até ser captado para a venda.
Um bom planejamento de conteúdo multiplataforma é indispensável. Isto evita que o mesmo assunto se repita por falta de comunicação entre as equipes. Este processo também ajuda a definir o melhor conteúdo para cada canal.
Uma temática mais complexa funciona melhor em um e-book, enquanto uma notícia atual cabe melhor nas redes sociais ou newsletters. Esta definição toda faz parte da organização de cada estratégia.
Outro papel importante desta etapa do marketing é a programação para datas e eventos especiais. Uma loja de moda praia precisa pensar em conteúdos especiais para o verão. Já uma clínica médica pode falar sobre prevenção em épocas de vacina da gripe ou meses de conscientização contra câncer.
Para ter as ações de marketing prontas para sair na data certa, é essencial planejar o tema com antecedência.
Por último, mas não menos importante, o principal motivo do planejamento de conteúdo ser tão essencial para as estratégias de marketing é a necessidade de ser relevante. Por causa da quantidade de publicações similares nas redes, as pessoas não leem mais tudo que veem pela frente.
Elas são seletivas e escolhem as matérias e tópicos que chamam atenção e prometem informação relevante para suas vidas. Assim, planejar com antecedência e cautela é crucial para que seu conteúdo seja lido e possa cumprir o objetivo de atrair.
É por isso que nossa empresa sempre lida com um planejamento de conteúdo detalhado para criar as melhores ações de marketing.
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