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11/09/2019 - Marketing

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Gatilhos mentais: saiba como utilizar na estratégia de Inbound Marketing da sua empresa

 

 

Grande parte das decisões de compra são emocionais.

Apesar de sermos seres racionais, a maior parte das ações que tomamos tem como motivação a emoção. Por saber disso, as estratégias de Inbound Marketing buscam afetar as emoções dos usuários, de modo a tornar as decisões mais fáceis. Um exemplo de tática muito importante são os gatilhos mentais.

Apesar do nome, não existe nada de manipulador neste conceito. Ele é fruto de inúmeros estudos psicológicos do comportamento dos usuários. Todos temos estes pensamentos, com estímulos e motivações de acordo com que é importante para nós.

Por isso, o primeiro passo para usar os gatilhos bem na sua estratégia de Inbound Marketing é conhecer os clientes.

Informações demográficas são importantes, mas elas são apenas a ponta do iceberg. É preciso conhecê-los um pouco mais a fundo e determinar como a sua mente funciona. Como eles pensam, agem e sentem.

Aí sim, você pode usar os gatilhos mentais com mais eficiência.

Eles podem ser qualquer tipo de ação, que irão produzir alguma reação emocional positiva, ou negativa, nos usuários. Como dito, estas reações são naturais, mas podem ser usadas de maneira estratégica para obter a resposta desejada.


ALGUNS GATILHOS MENTAIS USADOS NO INBOUND MARKETING

Um dos gatilhos mais usados no Inbound Marketing é o da reciprocidade. Ele ocorre no momento em que alguém nos dá algo, sem pedir nada em troca. Normalmente, isso gera uma sensação de dívida e a vontade de retribuir o favor de alguma forma.

Isso se encaixa perfeitamente com a estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, especialmente se ele for de qualidade. Ao ser muito útil para o usuário, o princípio da reciprocidade é ativado, e ele se sente obrigado a contribuir de alguma forma. Isso pode ser extremamente valioso.

Outro princípio importante é o da prova social, ou o FOMO (fear of missing out), medo de ficar de fora. O ser humano é extremamente social e influenciável, e se ver algo que todos estão usando ou que todos gostam, já existe uma tendência muito maior de a relação com aquele produto ou marca ser mais positivo.

Por isso é tão importante manter as pessoas falando sobre a sua empresa.

O princípio da novidade também é muito forte. Afinal, quem não gosta de conhecer algo novo? Isso pode ser aplicado de inúmeras formas no Inbound Marketing, com a liberação de novos conteúdos ou mesmo o indício de que algo importante está por vir.

O gatilho de escassez e urgência é muito famoso. É aquela ideia de “últimas unidades” ou “é apenas por pouco tempo”. Esse gatilho gera uma forte emoção no público, que pode se sentir incentivado a tomar uma ação para não perder uma oportunidade que pode não estar lá em pouco tempo.

Existem diversos outros gatilhos mentais que podem ser implementados na sua estratégia de marketing digital.

Para usá-los é importante ter em mente três pontos:

•    1 - Conhecê-los bem;

•    2 - Entender profundamente a sua audiência para ter mais sucesso;

•    3 - Alinhá-los com os objetivos e a estratégia geral para trazer resultados.


Assim, os gatilhos mentais podem ser um ponto bem forte da sua estratégia de Inbound Marketing.

Quer aplicá-los, na prática? Então confira o nosso portfólio com alguns dos nossos projetos de Marketing Digital e entre em contato conosco!