Como saber quais os canais de comunicação mais indicados para a minha empresa?
Um produto ou serviço excelente hoje em dia, não é suficiente para que seu cliente esteja 100% satisfeito com a sua marca. O consumidor está exigente e quer ter uma experiência completa de compra. O maior responsável para que essa experiência seja satisfatória é o atendimento da sua equipe.
Se você não sabe quais os canais de comunicação utilizar, neste artigo nós vamos lhe mostrar os canais obrigatórios para uma marca e as opções que vão depender do seu público para você decidir disponibilizar ou não.
CONTATO VIA SITE
Não precisamos nem dizer o tamanho da importância que é para o seu negócio ter um site. Além disso, claro, você deve disponibilizar em seu site um canal de comunicação, seja por um chat on-line, que é uma opção rápida e prática para seus clientes, ou por um formulário de contato.
Nele deve constar a informação de todos os canais de comunicação que a sua marca oferece para que o cliente entre em contato em caso de dúvidas ou algum problema.
ATENDIMENTO TELEFÔNICO
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o telefone ainda é um canal muito utilizado e importante para oferecer atendimento ao cliente. Um atendimento telefônico tende a ter uma solução mais ágil e momentânea para o cliente.
Além disso, certamente você tem clientes que preferem conversar diretamente com alguém da sua empresa para sanar suas questões, do que apenas encontrar as informações disponibilizadas online.
ATENDIMENTO VIA E-MAIL
Quando o assunto não é tão urgente, normalmente as pessoas optam por enviar um e-mail.
Para dar mais tranquilidade ao seu cliente nós indicamos que você use uma automação de resposta de e-mail, informando que a sua empresa recebeu o a mensagem e o prazo no qual o e-mail será respondido.
O atendimento por e-mail deve ser eficiente e focar na solução da dúvida do cliente para evitar a troca de muitos e-mails e gerar uma insatisfação do cliente.
CANAIS OPICIONAIS
Os canais opcionais vão depender das preferências do seu público-alvo.
Você deve analisar se eles são ou não necessários para o seu negócio.
Veja quais são esses canais:
Redes Sociais
Normalmente, as empresas utilizam as redes sociais para direcionar o atendimento para um dos canais oficiais (e-mail, telefone ou formulário do site).
Entretanto, se o seu público exigir frequentemente que as suas dúvidas ou problemas sejam resolvidos por canais das redes sociais, considere oferecer essa opção.
É importante ter um treinamento eficaz da equipe, para que consiga atender a todas as demandas originais de todas as redes sociais.
O WhatsApp vem se tornando um canal bem buscado por consumidores por ser uma opção rápida e prática. Entretanto, é preciso de recurso humano suficiente para atender as solicitações, responder as dúvidas e realmente focar na solução de problemas.
Ele é um canal que deve oferecer respostas rápidas, respondidas se possível no mesmo dia ou em um curto espaço de tempo. Ela é uma ótima ferramenta para o cliente transferir print de páginas e lhe oferecer dados para que você possa ajudar ele da melhor forma possível.
Portanto, inicie oferecendo os canais de comunicação básicos e obrigatórios e faça um acompanhamento do que o seu público comenta e pede quando o assunto é atendimento.
Acredite, ele expressa sim, a opinião dele tanto nas redes sociais quanto nos demais meios de atendimento. Foque em prestar atenção no que ele fala para entender as necessidades e dores de seu cliente.
Mostrar ao seu público que a opinião dele é muito importante conta muitos pontos para a marca.
Tente investir em um lançamento no estilo: vocês pediram, nós ouvimos! A partir de agora, também oferecemos atendimento ao cliente pelo WhatsApp. Esse tipo de estratégia costuma repercutir muito bem.
Se você precisa de soluções de atendimento e comunicação com seus clientes, fale com a Atual Interativa, somos especialistas em posicionamento na internet e certamente poderemos ajudar você e sua empresa!