Comportamento do consumidor: como descobrir e utilizar ao meu favor?
Descobrir o comportamento do consumidor é algo indispensável para a marca que deseja criar estratégias poderosas para se aproximar do seu público de interesse e, assim, manter um bom relacionamento com ele, o que pode levá-la a aumentar ainda mais as vendas e, consequentemente, a receita.
Mas, então, você sabe como descobrir o comportamento do seu consumidor e utilizar isso ao seu favor?
Caso tenha dúvida, acompanhe a leitura deste conteúdo e fique por dentro!
COMO DESCOBRIR O COMPORTAMENTO DO SEU CONSUMIDOR?
Hoje, existem duas maneiras para traçar o comportamento do seu consumidor. Digamos que uma tem relação com o mundo offline e a outra com o online.
No primeiro caso, será preciso montar uma pesquisa, nos moldes tradicionais, com o objetivo claro de sondar o comportamento do seu público de interesse.
Mas como fazer isso? Fácil não é, mas impossível também não.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) indica que sejam feitas algumas perguntas iniciais para conduzir a pesquisa como: O que o consumidor pensa e sente? O que ele costumar ver com frequência? O que ele escuta com regularidade? O que ele costuma fazer no seu dia a dia? Quais são os seus medos, frustrações e sonhos? O que o motiva? São perguntas necessárias para traçar o perfil do comportamento do consumidor e, assim, trabalhar com ele da melhor forma possível.
E quanto à outra maneira?
Atualmente, a internet facilita bastante determinados processos, como é o caso de aferir o comportamento do consumidor. O consumidor deixa rastros na internet que permitem analisar o seu comportamento, como por exemplo, os sites que visita, o tipo de pesquisa que faz nos motores de buscas e os comentários que deixa sobre produtos e serviços nas redes sociais ou nos sites de elogios e reclamações.
Portanto, sondar isso pode lhe ajudar a descobrir o comportamento do seu público de interesse, só que no âmbito digital.
COMO UTILIZAR O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR A FAVOR DE SUA MARCA?
Após traçar o perfil do seu consumidor, você pode criar estratégias de marketing e de vendas mais assertivas e eficazes.
Sabe-se, por exemplo, que a grande maioria do seu público de interesse tem o hábito de ler sobre os produtos e serviços antes de comprá-los, por que então não investir em ações de marketing de conteúdo buscando se aproximar deles? É uma estratégia que pode não só garantir que a sua marca se aproxime do seu consumidor, mas também fazê-la aumentar as vendas, bem como a sua presença no âmbito digital.
O mesmo vale para a criação de ofertas ou promoções por parte do setor de vendas. Percebeu-se que o seu potencial consumidor tem a mania de procurar por promoções na web, buscando com isso, economizar, então por que não criar ofertas que ele deseja e que são positivas para a sua marca?
Como se vê, conhecer o comportamento do consumidor é o primeiro passo para que uma marca construa boas e poderosas estratégias de marketing e de vendas.
Sem essa informação, certamente ela pode sair prejudicada. Para evitar isso, busque sempre saber quem é o seu público mesmo que seja em um sentido mais amplo.
Para conhecer as nossas soluções e, assim, se destacar em relação à concorrência, fale conosco e descubra como mapear seu público e ter ações mais efetivas na internet!