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21/07/2019 - Marketing

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Método AIDA: conheça as suas principais etapas e como utilizar na sua empresa

 

 

Um dos princípios fundamentais do marketing e da publicidade modernos é conhecido como AIDA. A sigla significa Atenção, Interesse, Desejo (ou Decisão) e Ação. Costuma-se dizer que, se seu marketing ou publicidade estiver faltando apenas uma das quatro etapas da AIDA, ela tem grandes chances de falhar nos seus objetivos.

No artigo a seguir, você irá conhecer o método AIDA mais a fundo, incluindo suas principais etapas e como aplicar esse modelo na sua empresa.

Confira!


ORIGENS DO MÉTODO AIDA

O pioneiro de publicidade e vendas americano Elias St. Elmo Lewis, uma lenda do setor, cunhou a frase e a abordagem no final do século 19. Lewis falou sobre "chamar a atenção do leitor para informá-lo, e transformá-lo em um cliente".

Em 1909, isso evoluiu várias vezes, tornando-se "atraindo a atenção, despertando o interesse, persuadindo e convencendo" — algo não muito distante do método AIDA que usamos no mundo inteiro.


ATENÇÃO

O "A" significa Atenção, embora às vezes a palavra Consciência seja usada como substituta. Significa simplesmente que um anúncio deve ser visto como eficaz. Para atrair a atenção do consumidor, a melhor abordagem é chamada de interrupção.

O consumidor está literalmente surpreso em prestar atenção. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:

• Localização:
Colocação de publicidade em um local ou situação inesperada. Isso é frequentemente chamado de publicidade de guerrilha ou mídia ambiental.

• Fator de choque:
Em outras palavras, adicionar algo provocante para chamar atenção. Isso pode ser feito de várias maneiras, sendo a mais comum uma imagem sexualmente provocativa.

• Personalização:
Segmentação do consumidor individualmente. A novidade da mala direta personalizada não é mais novidade há muito tempo. Mas imagine ler um anúncio de jornal e ver seu nome no título. Isso pode te pegar.


INTERESSE

Uma vez que você tenha a atenção do consumidor, você tem que mantê-la. Isso é realmente mais complicado do que o primeiro passo se o seu produto ou serviço não for interessante sozinho.
Pense em produtos de seguros ou bancários. Os melhores profissionais de publicidade recebem um assunto difícil ao fornecer as informações de maneira divertida, memorável ou engraçada.

Manter o interesse do consumidor é um desafio particular em uma campanha de e-mail marketing. A pior escolha é aborrecer o leitor com páginas de texto pesado. Mantenha-o leve, fácil de ler e desmembre as informações com notas animadas e ilustrações atraentes.


DESEJO

Vamos supor que o anunciante chamou a atenção do consumidor e o manteve. Agora, o anúncio deve criar o Desejo. A história deve se tornar relevante para tornar o produto irresistível.

Na verdade, os infomerciais fazem isso muito bem, exibindo produtos em dezenas de situações. Um bom infomercial mantém camadas sobre os fatos até que os espectadores fiquem se perguntando como eles foram capazes de viver sem o produto por tanto tempo.

Lembre-se, esta parte do modelo AIDA é por vezes conhecida como decisão. Uma vez que o desejo foi criado, a decisão é quase feita.


AÇÃO

Se o consumidor ainda estiver com você neste momento, há apenas mais um passo, que é "fechar a venda". É o "apelo à ação" ou, como dizem nos infomerciais, "uma oferta incrível". Eles começam com um preço alto, anunciam uma promoção maluca que reduz o preço, depois cortam o valor de novo até chegar a um terço do preço original e, em seguida, oferecem uma oferta pelo preço de um e frete grátis. Quem poderia resistir?

Marketing não tem que ser tão descarado. Só tem que tirar os consumidores de suas cadeiras. A ação pode ser fazer uma ligação, visitar a concessionário ou acessar um website. Nenhuma campanha, por melhor que seja, conseguirá uma taxa de resposta de 100% na etapa de ação. Mas os consumidores que não agem devem, pelo menos, ficar com uma impressão duradoura e positiva de seu produto.

A etapa de ação pode ocorrer no futuro, quando eles se depararem com o produto nas prateleiras e lembrarem-se da sua mensagem.

Acima de tudo, a implementação do método AIDA depende de como a sua empresa se apresenta, do seu site institucional ou e-commerce, de como as suas redes sociais são geridas e de como o seu marketing digital atua.


Por isso, destaque-se no mercado entrando em contato conosco e solicitando um orçamento de especialistas agora mesmo!