5 exemplos de posicionamento de marca que você precisa conhecer e se inspirar
As inovações das últimas décadas impulsionaram as grandes empresas a investirem em ferramentas de marketing que consolidem os seus produtos no mercado, independente das oscilações na economia. O posicionamento é uma estratégia que deve ser bem pensada, a fim de atrair o consumidor ao produto.
Neste artigo, listamos 5 empresas que possuem posicionamentos de sucesso.
Confira!
1. COCA COLA
Não é surpresa que essa é uma das empresas mais valiosas do mundo e, para obter consolidação no mercado ao longo das décadas, a Coca-Cola sempre apostou no posicionamento como um trunfo.
As campanhas publicitárias ressaltam valores como união e compartilhamento de alegrias. Esse tipo de ferramenta semiótica desperta o interesse do consumidor, que também é atraído pelo produto devido à carga emocional que ele apresenta.
2. AVON
Nos últimos anos, a empresa de cosmética Avon passou por um processo de repaginação que contribuiu diretamente para um posicionamento mais firme da marca frente à concorrência do mercado.
É fato que a empresa sempre teve voz atuante em relação ao combate e prevenção do câncer de mama, problema de saúde que mais mata mulheres em todo o mundo. Além desse engajamento, a empresa dedicou-se a reforçar em suas campanhas os valores de amor próprio e companheirismo entre as mulheres, de modo que os produtos foram adquirindo nova cara e novas formas de serem apresentados ao público.
3. NUBANK
A recém-chegada empresa de startup brasileira que promete facilitar a vida dos usuários de cartão de crédito já nasceu na era da tecnologia e auge das redes sociais. Diferente dos bancos tradicionais que detém uma postura mais conservadora, o Nubank aposta em modernidade e bom relacionamento com os clientes como ferramenta de posicionamento, chegando inclusive a mandar presentes para usuários do serviço.
O público-alvo da empresa elogia constantemente a empresa através de posts nas redes sociais, o que gera engajamento virtual.
4. STARBUCKS
A empresa, que é famosa por escrever o nome dos seus clientes nos copos de café, aposta na experiência dos clientes dentro do estabelecimento para se consolidar no mercado. A estratégia é valiosa, de modo que desperta o interesse de inúmeros consumidores em frequentar o local e ter seu nome gravado em um copo de café.
5. MAGAZINE LUIZA
Uma das maiores empresas nacionais e líder em venda de eletrodomésticos no país também aposta no posicionamento como uma boa estratégia.
A famosa “Lu”, robô virtual criado para gerar identidade ao nome Luiza, é sucesso nas redes sociais, cativando inúmeros consumidores por lembrar uma pessoa simpática e prestativa, além de ágil por tirar as dúvidas dos consumidores em relação aos produtos ou serviços da loja.
Esses são alguns exemplos de como um bom posicionamento da empresa pode fazer a diferença nos lucros do negócio.
O posicionamento dirá como os clientes se lembrarão da empresa, por isso é importante pensar em estratégias relevantes que se adequem ao público-alvo e possam cativar novos públicos.
Afinal, em meio à concorrência, é necessário ter criatividade e planejamento para obter destaque.
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