Público Alvo: por que é importante definir antes de iniciar uma estratégia de marketing?
Imagine que você precisa fazer um discurso para um determinado grupo de pessoas para convencê-los a adotar qualquer mudança que lhes traga mais qualidade de vida no dia a dia, mas que terá um pequeno custo inicial. No entanto, você não sabe quem é esse público, qual seu perfil ou mesmo se elas conseguirão ouvir sua voz (afinal, elas podem ter alguma limitação na audição).
Este exemplo básico dá uma ideia da necessidade de se conhecer as pessoas para quem vamos dirigir as ações da nossa empresa. Dessa forma, a probabilidade de criar uma campanha realmente eficiente e aumentar o volume de negócios se torna maior. Por isso, este artigo vai mostrar o conceito de público-alvo e por que é importante defini-lo antes de iniciar uma estratégia de marketing.
Por que e como definir público-alvo antes de iniciar uma estratégia de marketing?
O conceito de público-alvo refere-se a um determinado grupo de pessoas ou organizações que possuem perfil e interesses semelhantes em relação a certos assuntos, marcas ou padrões de consumo. A partir dessa definição é que os setores de marketing de cada empresa conseguem desenvolver com mais precisão suas estratégias e campanhas.
PERFIL DE PÚBLICO
Esse perfil é determinado de várias maneiras, sendo que as pesquisas são os meios mais comuns de obter dados para a definição do público-alvo. Por meio delas, pode-se obter qualquer tipo de informação sobre esse grupo específico, como idade, gênero, comportamento de compra, dados demográficos, preferências em relação a certos temas, classe social, entre outros.
Não existe um número exato de informações que devem ser adquiridas para se montar o perfil de um público-alvo, mas é importante obter o maior número possível e que realmente tenham alguma função dentro de sua pesquisa. Não adianta levantar dados sobre time de futebol de preferência se isso não tem relação com seu produto, por exemplo.
As informações obtidas nessas pesquisas são essenciais não somente para criar o perfil mais completo e estabelecido possível sobre as pessoas para as quais você vende (ou quer vender), mas também mostram como elas veem seu produto em relação à qualidade e perante o mercado. Assim, quanto mais souber sobre o que elas esperam sobre sua marca ou o que pode ser mudado, mais eficazes serão suas estratégias de marketing.
DEFININDO O ALVO
E como definir o público-alvo antes de iniciar uma estratégia de marketing? Você viu que as pesquisas são a ferramenta mais utilizada nesse momento. Só que elas só serão realmente eficazes se obtiverem as informações corretas para o seu planejamento. Por isso, é importante seguir um “roteiro”.
Para entender quem é e o que espera seu público-alvo, sua estratégia deve ser iniciada a partir de dois questionamentos: quais os possíveis benefícios que o seu produto ou serviço poderiam proporcionar ao seu público e quem seriam essas pessoas.
A partir disso, é possível definir melhor não somente o perfil e o comportamento de seu público, mas também o seu produto ou serviço: como ele se posiciona perante o mercado, quais os diferenciais, o que pode ser melhorado, etc. Com esses dados, você será capaz de criar até mesmo uma persona, ou seja, um personagem fictício que se encaixa no perfil de sua empresa.
Para saber como podemos te ajudar com a definição do público alvo de seu negócio e mais estratégias de marketing, entre em contato com a gente!