Ribeirão Preto/SP . (16)3289.7166, (16)3289.7165

Vitória/ES . (27)3376.6897

blog

Filtre o conteúdo que deseja ler.

23/05/2019 - Segurança Digital

« Voltar à listagem

Conheça a importância da certificação SSL nos sites

 

 

A difusão da internet trouxe um grau nunca antes visto de praticidade para o nosso dia a dia. Contudo, além dos benefícios este também é um terreno fértil para ciberataques. Em razão disto, um dos elementos fundamentais para todo comércio eletrônico é a segurança. A este respeito, vale a pena entender a importância da certificação SSL nos sites.

Ela confere autenticidade a uma página, confirmando para o usuário que o ambiente de navegação é seguro. Através dela, é possível inclusive conferir se o e-commerce visitado pertence realmente a uma determinada empresa. Além disso, ele serve de confirmação de que a página usa criptografia de dados. Logo, informações como números de cartões de crédito não poderão ser acessadas por qualquer um.

A medida é indispensável para qualquer empresa que queira atuar com segurança na internet. Afinal, a quantidade de criminosos virtuais aumentou nas últimas décadas. Hoje não existem apenas os fraudadores e hackers, mas também ciberterroristas que sequestram dados pessoais.


É fácil entender a necessidade de proteção, mas o que é o SSL exatamente?

O acrônimo para Secure Sockets Layers é uma tecnologia de proteção que serve para codificar os dados de um site. Deste modo, não há como “traduzir” o que está sendo transmitido entre um computador ou smartphone e o servidor do e-commerce. Isso significa que hackers, malwares e ransomwares – softwares mal intencionados – não podem capturar os dados.

 

 

Tampouco é possível que ocorra a sua alteração. Atualmente, qualquer site que lide com dados sensíveis aplica essa tecnologia com algoritmos de criptografia. Portanto, através do SSL, os usuários recebem um ambiente totalmente seguro e à prova de ataques virtuais. Outro ponto relevante é que a proteção oferecida pelo certificado não é o único benefício conferido às empresas.


A importância da certificação SSL nos sites: maior segurança e autoridade nos rankings do Google

Entre os fatores de ranqueamento do Google está incluído o certificado SSL. Isto significa que se a sua empresa possuir este recurso ativo terá um melhor posicionamento nas buscas realizadas no site. Algo que impacta diretamente na sua capacidade de converter leads. Ou seja, este recurso tem um papel importante na otimização de SEO da sua página.

A importância da certificação SSL nos sites também se dá em termos de análise e acompanhamento. A razão para tanto é que o Google Analytics identifica de forma detalhada as fontes de tráfego nas páginas certificadas. Deste modo, as informações coletadas tornam-se mais precisas.

 

 

O SSL é facilmente identificável

Além do protocolo HTTPS no endereço, os navegadores exibem um cadeado e o status de conexão segura. Assim, o consumidor tem a possibilidade de conferir se a página está certificada. Neste sentido, a proteção do recurso ajuda a estabelecer uma relação de confiança com os visitantes do site. Muitos, inclusive, deixam de fechar uma compra se não identificarem os sinais de que o site é seguro.

Resumindo a importância da certificação SSL nos sites: ela traz maior credibilidade e segurança para as suas operações digitais. Especialmente quando falamos de comércios eletrônicos que lidam com dados sensíveis para os compradores.

Quer desenvolver um site que apresente todos os requisitos de qualidade e segurança exigidos pelo mercado? Nós podemos te ajudar! Dê uma conferida em nosso portfólio para descobrir como, através dos projetos que já realizamos.