Ribeirão Preto/SP . (16)3289.7166, (16)3289.7165

Vitória/ES . (27)3376.6897

blog

Filtre o conteúdo que deseja ler.

17/01/2019 - Logotipos

« Voltar à listagem

Qual a importância do logotipo para a identidade visual da sua empresa?

Pense em uma marca famosa e de grande sucesso. É quase certeza que, independente do ramo, você associou o nome da empresa a uma fonte diferenciada. Coca-Cola, FedEx, Disney e IBM - os exemplos poderiam se desenrolar indefinidamente. Com isso, apenas resvalamos na importância do logotipo para a identidade visual da sua empresa.

Este último termo diz respeito ao conjunto de elementos visuais que representam uma marca. Além de carregarem parte de um conceito que traduz a empresa, servem como elemento diferenciador. É através de tais detalhes que a organização é reconhecida, seja por parte do público, funcionários ou outros parceiros.

LOGOTIPO: A PERSONALIDADE DA EMPRESA
Quanto ao logotipo, podemos considerá-lo como uma assinatura que carrega a personalidade da empresa. Com esta descrição resumida, fica evidente que ele precisa estar em diálogo com a identidade visual da marca. Se estes dois elementos não combinam, a sensação que o empreendimento passa é de instabilidade e amadorismo. Pior ainda se falamos de casos em que houve mudança de elementos visuais.

Com frequência este cenário deixa o consumidor em estado de confusão, o que pode levar até mesmo à rejeição do produto ou serviço. A razão é que a audiência não acredita que aquele é o item que estavam acostumados a comprar. Também podemos falar da importância do logotipo para a identidade visual da sua empresa pelo viés da credibilidade.

A harmonia entre os dois fatores aqui citados passa maior confiança e senso de profissionalismo para o consumidor. E não é preciso que sejam criadas assinaturas complexas para tanto. Os nossos exemplos de abertura demonstram como elementos simples já podem ser eficientes. Inclusive, são estes que costumam ser mais facilmente lembrados pelo público.

A IMPORTÂNCIA DO LOGOTIPO PARA A IDENTIDADE VISUAL DA SUA EMPRESA: CONVERSANDO COM A LOGOMARCA
Antes de continuarmos, é importante diferenciar logotipo de logomarca. No primeiro caso, é apenas uma tipografia diferenciada para destacar o nome da empresa. No segundo, unimos à escrita um símbolo particular. A maçã da Apple, o sinal de checado ou a asa estilizada da Nike, os quadrados que formam a janelinha do Windows.

Embora seja comum que os dois conceitos andem juntos para formar o logo da empresa, ambos possuem autossuficiência. Portanto, não se preocupe em usar apenas caracteres escritos para identificar o seu negócio, desde que estes possuam alguma característica diferenciadora. É claro que se for possível investir no desenvolvimento de ambos é melhor.

UM SÍMBOLO EXPRESSIVO ALCANÇA RESULTADOS
O que importa é alcançar como resultado um símbolo expressivo. Como vimos, ele servirá para identificar rapidamente a marca. Será também um fator que aumenta o senso de coerência e profissionalismo da organização. Tudo isto proporcionado junto ao benefício de se diferenciar da concorrência. O que resulta, naturalmente, em um negócio mais memorável.

Assim, temos que a importância do logotipo para a identidade visual da sua empresa não é pequena, pois esta ficará incompleta ou será ineficiente dependendo do trabalho realizado no logo. Tendo isso em mente, vale a pena solicitar os serviços de designers profissionais para tratar do assunto.

 

Você está em busca deste tipo de serviço?

Confira os trabalhos que já desenvolvemos em nosso portolio e solicite seu orçamento.