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03/01/2019 - Inbound Marketing

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Planejamento de Marketing: 4 dicas para otimizar o da sua empresa

Quem não adora quando o plano dá certo? Na realidade é preciso planejar muito para que isso aconteça. Por isso, o plano de marketing se tornou um passo fundamental para qualquer empresa, já que esse setor tem um grande impacto na estratégia e na capacidade de atingir e conquistar novos clientes. Portanto, para que o plano dê certo, vamos ver 4 dicas para otimizar o planejamento de marketing da sua empresa.

1. CONHEÇA O SEU CLIENTE IDEAL
Essa é uma das principais lições que o marketing moderno procura transmitir. Sempre houve uma grande preocupação em conhecer o público-alvo e suas características mais básicas, como idade, gênero, grau de escolaridade e todas essas informações. Enquanto esses dados ainda são fundamentais, os conceitos de marketing evoluíram para buscar um conhecimento muito mais profundo sobre o seu público.

Além de saber quem ele é, o planejamento deve abordar mais detalhes da sua personalidade como, por exemplo, o que ele pensa ou o que sente, como fala e como se comporta. Com isso, cada ação é tomada de modo a ser perfeita para o cliente em questão. Conhecer profundamente o público-alvo é uma excelente dica, que pode nortear cada ação do planejamento e extrair o máximo de resultado dele.

2. ANALISE BEM O AMBIENTE
Além de conhecer o cliente, é preciso, evidentemente, conhecer a si mesmo. É fundamental fazer uma análise bem fria do que a sua empresa pode exigir do planejamento, quanto orçamento existe disponível para as campanhas, qual é o recurso de pessoal que os gestores têm para trabalhar. Tudo isso é importante para avaliar a melhor maneira de montar o seu planejamento.

Isso significa realizar o máximo possível de ações eficientes com o recurso que você tem a mão. É preciso humildade e abocanhar mais do que você consegue mastigar pode comprometer todo o planejamento.

3. FIQUE DE OLHO NOS CONCORRENTES
Além de conhecer os clientes, e a si mesmo, também é importante conhecer o “inimigo”. É fundamental tentar entender as estratégias de seus concorrentes, para determinar se o que ele faz pode se aplicar a sua empresa. Você pode até mesmo complementar os planos dos concorrentes e aplicar as suas próprias ideias para que ele seja ainda mais otimizado para o seu negócio.

Outra boa dica é observar o que os líderes de mercado de outras áreas fazem. Estas empresas são líderes por um motivo, portanto, suas ações merecem um pouco de atenção. No momento de aplicá-las no seu planejamento, cabe uma análise bem fria para avaliar se vale a pena para o seu ambiente e seu objetivo.

4. DOCUMENTE TUDO QUE DER
É fundamental documentar todas as ações. Desde o início, estabeleça o objetivo final e as metas que irão ajudar a alcançá-lo, e guarde esses documentos em um lugar que seja fácil de visualizar. Assim, qualquer ação a ser tomada vai ter os objetivos como um ponto de partida.

Durante o processo, também documente tudo. Anote os resultados para poder avaliar o que deu certo e o que deu errado, e faça cronogramas para estabelecer a duração de certas ações. O monitoramento do planejamento é tão importante quanto a sua concepção, por isso, anotar tudo sobre ele é uma forma de visualizar o que está acontecendo.

O planejamento de marketing é cada vez mais importante para as empresas, graças à alta competitividade e ao cuidado com o qual as empresas o elaboram.


Portanto, é fundamental contar com um apoio profissional para que o planejamento seja ideal. Confira no site, nosso portfólio de ações para tornar o seu planejamento de marketing ainda mais eficiente. Entre em contato conosco!