Melhores práticas para aumentar a taxa de cliques dos seus e-mails marketing
Você tem a impressão de que sua estratégia de e-mail marketing não está funcionando, mas não saber dizer bem o por quê? Se os seus relatórios apresentam consistentemente um CTR (taxa de cliques) baixo, você tem razão em se preocupar.
Se os inscritos na sua lista não têm clicado nos seus links, você consequentemente terá uma menor taxa de conversão. Além disso, o próximo passo no agravamento de um CTR baixo é a perda de leads da sua base de contatos. Pense bem, se nunca há uma razão para clicar, existe algum motivo para continuar recebendo e abrindo estes e-mails?
Por isso, é essencial focar seus esforços em levar os leads a clicar. Veja, a seguir, as melhores práticas para aumentar seu CTR nas campanhas de e-mail marketing!
CERTIFIQUE-SE DE TER UMA BASE COMPOSTA POR LEADS QUALIFICADOS
Este é o primeiro passo para o sucesso de uma campanha de e-mail marketing. Se os seus leads não são qualificados, ou seja, não têm interesse no seu conteúdo ou nos seus produtos, é certo que eles não vão clicar.
Por isso, é extremamente importante nutrir uma base adquirida por Opt-in, ou seja, por contatos que solicitaram a inscrição na sua lista.
CAPRICHE NO ASSUNTO
Uma pesquisa, realizada pela Litmus, averiguou que 34% dos leads consideram o assunto o fator mais importante para levar a abertura de um e-mail. Este dado é respaldado por outro, que demonstra que 69% dos contatos marcam os e-mails como spam antes de abri-los.
Por isso, escreva assuntos intrigantes! Algumas dicas são:
• Elabore assuntos curtos, otimizados para dispositivos móveis;
• Crie um senso de urgência (como “promoção por tempo limitado”);
• Faça uma pergunta;
• Utilize símbolos e emojis.
FAÇA BOM USO DO TEXTO DE PRÉVIA
O texto de prévia do e-mail tem uma função quase tão fundamental quanto o assunto em si. Por isso, sempre que possível, opte por uma plataforma de e-mail marketing que te permita editar esta seção. Nela você pode:
• Incluir mais detalhes sobre o assunto;
• Resumir o e-mail;
• Utilizar um CTA (chamada para ação- “clique”, “leia”, “descubra”, “veja”, etc.).
SEGMENTE SUA LISTA
Uma boa forma de melhorar o CTR das suas campanhas é segmentar a lista. Dividindo seus leads por interesses em produtos, idade, localização ou qualquer outra categoria válida no seu modelo de negócios, você aumenta a relevância do conteúdo enviado. Consequentemente, aumenta o interesse dos leads, obtendo maior número de cliques por campanha segmentada.
ENVIE O EMAIL NA HORA CERTA
Nas campanhas de e-mail marketing, timing é tudo. Neste contexto, as duas técnicas mais utilizadas são:
• Enviar seus e-mails em torno das 19h (visto que a maioria das pessoas está mais propensa a abrir e-mail marketing das 20h às 00h);
• Enviar bem cedo, já que muitas pessoas leem seus e-mails antes do trabalho.
Estas são duas boas técnicas para você iniciar. Mas, o ideal é que, com o tempo, você observe o comportamento de seus leads e passe a enviar nos horários em que eles abrem mais.
Além de todas estas práticas, pesquise e entenda como fazer um bom copywriting. Este tipo de escrita é elaborado com técnicas persuasivas, aumentando e muito o CTR.
Quer ajuda para desenvolver campanhas mais eficientes? Entre em contato e faça um orçamento!